Estudantes de Ciências Biológicas apresentam suas pesquisas em seminario

Atividade acontece de 4 a 8 de novembro, inscrições vão de 10 a 31 de outubro

Por Jacqueline Freire - jornalista
- Atualizado em

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza, de 4 a 8 de novembro, o BioViva, um seminário que busca reunir e divulgar as produções acadêmicas dos alunos. As inscrições vão de 10 a 31 de outubro, tanto para alunos que desejam defender seus TCCs quanto para aqueles que queiram expor seus projetos.

Além da apresentação acadêmica, os estudantes envolvidos nas exposições receberão certificados que poderão contar como horas de atividades complementares, enriquecendo seus currículos e colaborando para o cumprimento dos requisitos acadêmicos. Os estudantes que realizarem a defesa de TCC durante o evento também receberão certificação.

Segundo o professor Müller Andrade, que coordena a ação junto com a professora Amanda Lys, o BioViva é uma plataforma importante para apresentar trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo de suas trajetórias acadêmicas, promovendo um ambiente de troca e valorização do conhecimento produzido dentro da universidade. “O seminário abrangerá exposições de projetos e atividades acadêmicas, além de apresentações de materiais didáticos, produções audiovisuais, fotografias, e pesquisas científicas. Será uma oportunidade única para os alunos não apenas exibirem suas realizações, mas também compartilharem suas experiências acadêmicas e de pesquisa com colegas, professores e o público geral”, avisa.

Ele lembra que a integração entre diferentes áreas do curso é um dos pilares do BioViva. “Ao possibilitar o encontro de estudantes de várias modalidades, o seminário promove o intercâmbio de ideias e experiências, o que enriquece tanto a formação pedagógica quanto científica. A diversidade de trabalhos apresentados reflete o compromisso dos alunos com a inovação e a pesquisa, além de oferecer um panorama abrangente das atividades desenvolvidas nos programas de extensão, monitoria, Pibid, PRP, Pibic, entre outros”, avalia.

Outro ponto central do BioViva é a inclusão das defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). “Integradas à programação do evento, essas defesas são uma oportunidade valiosa para os alunos finalizarem essa etapa em um contexto de maior visibilidade”, destaca o professor. O formato do seminário, que abriga tanto as defesas quanto as exposições, proporciona um ambiente acolhedor e colaborativo, onde os estudantes podem apresentar suas pesquisas e discutir seus resultados com uma banca avaliadora e com o público presente. Para facilitar o processo, o evento conta com a flexibilidade de horários e a organização detalhada das apresentações, tornando o momento da defesa mais acessível a todos.

Com uma programação diversificada e um cronograma flexível que permite a adaptação a imprevistos, o BioViva promete ser um marco no calendário acadêmico da UFAL. O evento vai além da simples exposição de trabalhos, ao criar um espaço para o reconhecimento, a troca de saberes e o fortalecimento dos laços dentro da comunidade acadêmica. Participam também da organização do evento, os alunos das disciplinas ACE6 e ACE7, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS.

Mais informações na página @bioviva_ufal.