Parceria entre Sesc e Ufal viabiliza oficinas e workshops no Femupe 2024

Colaboração busca promover o acesso democrático à cultura e à educação

Por Simoneide Araújo e fabiana Barros - jornalistas

Imagine montar um grande time de profissionais para passar conhecimento e trocar experiências com alunos e alunas de várias idades durante o Festival de Música de Penedo (Femupe). Pois é, isso está acontecendo e só foi possível graças à parceria firmada entre o Sesc-AL e a Universidade Federal de Alagoas, que viabilizou a efetivação das oficinas e dos workshops que acontecerão nos dias 25 e 26. Esta 15ª edição promete porque bateu mais um recorde: 658 inscrições.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, Adeildo Sotero, destaca a importância de se aproximar da Universidade, principalmente para uma missão tão relevante de inclusão social e assumindo o protagonismo como correalizador do Festival. “O Femupe oportuniza aos alagoanos e visitantes de outros estados o acesso a uma programação artística e cultural que cria laços afetivos e poderá interferir na realidade de diversos participantes. Um evento que merece todo nosso respeito. Não apenas pela qualidade técnica, mas pela inclusão social. Nós, enquanto Sesc, temos em nosso escopo programas que têm total relação com o evento, como a Cultura e a Educação. Somos o Serviço Social do Comércio e a inclusão é um compromisso. Então, sermos correalizadores de um evento realizado pela Ufal, é uma honra”, afirmou Sotero.

E completa: “Relatório qualiquantitativo das inscrições 2024 aponta que a maioria dos participantes é de Alagoas, mais 75%, com destaque para o município de Penedo. No entanto, há uma representação significativa de Sergipe, que ultrapassa 20% dos participantes. E de outros estados em uma proporção bem menor, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. O que demonstra a influência do evento para outras regiões do Brasil.”

De acordo com Luan Veiga, analista de Música do Sesc-AL e diretor de Ensino e Desenvolvimento do Femupe, essa parceria é um marco de grande relevância cultural. “Essa colaboração vai ao encontro da missão institucional do Sesc, que busca promover o bem-estar social por meio do acesso democrático à cultura e à educação. O Femupe, ao oferecer cursos, oficinas e apresentações de alto nível, complementa perfeitamente o objetivo do Sesc, que é fomentar a formação artística e educacional nas comunidades, criando um ambiente de desenvolvimento cultural e intercâmbio entre artistas e público”, revelou.

Veiga reafirma que a participação do Sesc como correalizador do Festival fortalece a atuação da entidade no cenário cultural alagoano. “Toda essa atuação amplia o alcance de nossas iniciativas e possibilita o impacto direto na educação musical da região. A programação do Femupe, repleta de atividades pedagógicas, científicas e artísticas, permite que a marca Sesc esteja presente em momentos de enriquecimento cultural e social, reforçando nosso compromisso em apoiar eventos que valorizam a diversidade cultural e promovem a inclusão por meio da música", reforçou.

Realização 

O Femupe acontece de 24 a 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, e da Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió, a Barkley Brazil e a Água Mineral Aldebaran são os patrocinadores. 

Saiba mais visitando o site do Femupe. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo acompanhando também pelo Instagram @festival_musica_Penedo e do @cemupemusicologia.