Quatro e-books serão lançados durante eventos acadêmicos no Femupe

Festival de Música de Penedo mantém compromisso de mostrar produção científica dos pesquisadores que compõem o Cemupe

Por Simoneide Araújo - jornalista

A 15ª edição do Festival de Música de Penedo mantém a tradição de unir pesquisa científica, produção acadêmica, arte e cultura. E é nesse embalo de vários ritmos, tribos e estilos que, este ano, serão lançados quatro e-books, com selo do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), grupo de pesquisa vinculado ao curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas. 

As quatro obras são: Eu sou da lira, não posso negar: Trajetórias de vida, memórias e políticas culturais nas bandas civis centenárias de Campos dos Goytacazes (RJ), de Karina Barra Gomes; Mulheres em Bandas de Música (de 1936 a 2013), de Marcos Moreira; Diversidades de experiências no PIBID UFAL (2022-2024), organizado por Marcos Moreira, Maria Danielle Araújo Mota e Amaro Xavier Braga Jr; e Bandas de Música no Brasil - difusão e atuação em diferentes regiões, organizado por Fernandinho Cruz, Juliana Soares, Luiz Ipolito e Aurélio Nogueira de Sousa.

O lançamento será na sexta-feira (25), às 14h, na Casa da Aposentadoria, em Penedo, durante o 7º Fórum de Educação Musical, que terá a coordenação da professora do curso de Música da Ufal, Ziliane Teixeira. Neste evento também haverá apresentação de artigos para publicação, pelo Cemupe, na revista eletrônica Musifal 2025.

Marcos Moreira, coordenador-geral do Femupe, destaca a importância do Festival para produção acadêmica e científica na área de musicologia. “Tudo isso só é possível pelo movimento que o nosso Festival provoca. Creio que ele seja um modelo único no Brasil, porque promove a união de vários ritmos, tribos e estilos – do erudito ao popular -, além incentivar os novos compositores, com a Mostra de Música Autoral. Sem esquecer, é claro, da educação musical, da formação de público e de novos talentos, quem sabe, futuros alunos do nosso curso de Música na Ufal”, declarou.

Moreira também enfatiza o apoio recebido pelo Sesc-AL, que, este ano, é um dos correalizadores do Femupe. “O Sesc está sendo nosso grande parceiro porque está viabilizando as oficinas. São cerca de 20 atividades pedagógicas voltadas para alunos e alunas de várias idades. Será uma troca incrível, com aulas ministradas por talentos de vários estados brasileiros e também da Itália e de Portugal”, completou.

Realização

O Femupe acontece de 24 a 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, e da Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió, a Barkley Brazil e a Água Mineral Aldebaran são os patrocinadores.

Saiba mais visitando o site do Femupe. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo acompanhando também pelo Instagram @festival_musica_Penedo e do @cemupemusicologia.