Semana de Dança da Escola Técnica de Artes chega à 3° edição

Atividade é aberta ao público e promete aguçar o interesse pela consciência e percepção do corpo

Por Ascom Ufal

A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, entre os dias 21 e 26 de outubro, a 3ª edição da Semana de Dança Corpóreo, com o tema: “Corporeidades da cena: educação somática nos processos em dança”.

A atividade é aberta ao público e promete aguçar o interesse pela consciência e percepção do corpo e os processos somáticos que antecedem a cena através de oficinas e palestras. A ideia é realizar um mergulho na riqueza das corporeidades na cena da dança através da abordagem pedagógica da educação somática. Este ano, a proposta é entender o corpo em sua totalidade, integrando os domínios sensorial, cognitivo e afetivo.

Durante o evento será discutido como esses princípios se manifestam tanto nas expressões populares diretas quanto nas indiretas, na perspectiva de refletir sobre os movimentos criados e desenhados pelo corpo, perguntando: quais são os dispositivos físicos que nos movem? Como podemos nos preparar fisicamente para uma proposição cênica? E quais aspectos da preparação corporal podem se transformar em elementos dramatúrgicos?

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Risia Lessa, “a ideia é dar espaço para um lugar de maior consciência e percepção de si, de como o corpo dialoga com suas demandas internas e externas, seja com o meio, consigo mesmo ou com o outro. Entender que é possível e necessário o aprendizado sobre autorregulação, autocuidado, sobre como manejar ou ajustar limitações e potencialidades quando se trata do movimento e de tudo o que o atravessa. Isso e muitas outras coisas permeiam os processos criativos que antecedem a cena”.

Inspirados por estudiosos como Merleau-Ponty, que destacou a importância da experiência vivida e sensível do corpo (1999), e pelas práticas somáticas que promovem uma conexão profunda entre corpo e mente, procuramos criar um espaço de troca e aprendizado. 

“E trazendo esse tema central, desta preparação do corpo para a cena, buscamos, antes de falar de dança, falar de movimento, que é parte importantíssima do nosso cotidiano, porque através do movimento conseguimos uma melhor compreensão do nosso corpo na dança, na cena”, enfatiza a estudante membro da comissão organizadora Ruth Santos.

George Onicilo, estudante do penúltimo ano do Curso de Dança completa:” Este ano escolhemos observar como o estudo psicossomático otimiza os princípios motores biológicos adquirindo uma consciência corporal de um corpo tonificado e hábito para responder a diferentes estímulos. Para isso contaremos, por exemplo, como uma oficina para trabalhar a variabilidade motora, outra oficina que irá trabalhar a capoeira como possível linguagem de preparo do corpo para a cena, bem como traremos a exibição de filmes e um bate-papo super legal com uma psicóloga sobre o poder e a influência das emoções nos processos criativos”.

Na programação também acontece a roda de conversa “Práticas Somáticas: Reverberações na Cena e na Vida” que abordará as intercessões entre o somático e a dança, explorando como a dinâmica do movimento pode ampliar a consciência e a auto percepção. Essa troca de experiências permitirá um aprofundamento na relação entre corpo sensibilidade e expressão. 

Confira a seguir a programação completa:

21 de outubro

14h30 - Credenciamento.

16h às 18h - Oficina: “Vitalidade e a arte do autocuidado” / Katia Andrade

19h - Cerimônia de abertura - Experimentação de Martha Graham / Turma terceiro módulo do curso técnico de dança - ETA.

 

22 de outubro

15h às 18h - Oficina: “Somática e a criação em dança” / Beatriz Deodato

19h - Filme.

 

23 de outubro

10h às 12h30 - Oficina: “Corpo e ambiente” / Victor Ribeiro

15h às 18h - Oficina: “Somática e a criação em Dança” / Beatriz Deodato

19h - Roda de conversa “Práticas Somáticas: Reverberações na Cena e na Vida” / Beatriz Deodato,  Isabelle Rocha e Katia Andrande

mediadora Risia Lessa

 

24 de outubro

10h às 11h30 - Oficina: “Tai chi e educação somática” / Telma César

15h às 17h30 - Oficina : “Dispositivos da capoeira que podem preparar o corpo nos processos de dança” / José Kaum Matias Peroba

 

25 de outubro

13h às 16h - Marcação de Palco / Espaço Cultural Ruth Cardoso 

18h às 21h30 - CULMINÂNCIA: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS / Espaço Cultural Ruth Cardoso

 

Ficha Técnica:

Rísia Lessa - Coordenadora

Eriel Santos - Diretor de Produção

Mariana Pascolino - Mídia

Thaisnara Silva - Produção e Organização

George Olicino - Produção e Organização

Ruth Santos - Produção e Organização

Keka Rabelo - Assessoria de Imprensa 

Edvan Anselmo - Estagiário da CARC/ETA

Curso de Dança- Fotos 2023 e fotos comissão 2024

Este evento faz parte do Projeto Residência Artística da UFAL

 

Oficineiros: 

Beatriz Adeodato 

Kátia Andrade 

Telmar César 

Kauan Mathias 

Victor Ribeiro

Serviço:

3ª edição do Projeto Corpório - Semana de Dança da Escola Técnica de Artes da Ufal

DATA: 21 a 26 de outubro de 2024.

HORA: Início às 14h30 do dia 21/10. Término às 21h30 do dia 26/10.

MAIS INFORMAÇÕES: @eta.ufal @corporeo.o

PAUTAS: 82 982203194 (WhtasApp) / 82 988492085 (Ligações)

Aberto ao público