Seminário do Nudes acontece em novembro, saiba como participar

Evento é promovido pelo Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação e acontece de 12 a 14 de novembro no Campus do Sertão

Por Jacqueline Freire – jornalista

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Delmiro Gouveia, recebe nos dias 12 a 14 de novembro, o 4º Seminário do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano (Nudes). O evento, que pela primeira vez será internacional, continua com inscrições abertas no site.

Pesquisadores e ativistas nos campos da diversidade debaterão o tema: “Sociedade, educação e direitos humanos: equidade da diversidade”. Serão três dias intensos com atividades nos três turnos. O evento será híbrido, sendo que a maior parte da programação será presencial.

A ideia é dialogar com as dimensões técnica, estética, ética e política do conhecimento, refletindo de forma radical sobre a categoria da equidade no contexto da diversidade e das relações racializadas e desiguais no interior da sociedade capitalista e estruturalmente excludente.

Segundo a professora Mônica Santos, coordenadora do evento, a expectativa é que o Seminário receba um público consistente de diversas localidades do país e de outros países. “Soubemos da vinda de algumas delegações de estudantes se organizando para vir ao nosso evento, que se faz muito importante para avançar na pauta dos direitos humanos e da equidade”, convida.

Ela destaca ainda a participação de pesquisadores e ativistas de diversas áreas, no campo da diversidade de gênero, étnico-racial, sexualidade e de pessoas com deficiência. “A programação está bastante diversificada, teremos conferências, palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e sessões temáticas com apresentações de resumos expandidos na modalidade pôster e comunicação oral”, avisa.

Já estão confirmados os palestrantes: Jones Manoel, youtuber e educador popular; José Amilton Joaquim, professor da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique; e Virgínio Martins, professor do Instituto de Filosofia de Moscou, na Rússia. Além deles, as mulheres são destaque na programação, com Jenny Peña, filósofa pela Universidade Livre de Bogotá, na Colômbia; Anny Ocoro, professora argentina; Claudete Nogueira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Iraneide Silva, professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Mais informações no site ou pelo endereço eletrônico: nudesufal.insta@gmail.com