Ufal seleciona professores da rede pública para atuarem como supervisores do Pibid
Inscrições vão até 27 de outubro
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com edital aberto até o próximo domingo, 27 de outubro, para os professores da rede pública que queriam participar como supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Para isso, é preciso que o candidato tenha diploma em licenciatura na área de conhecimento correspondente à área do subprojeto, além de experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica. Além disso, é preciso ser docente efetivo na escola parceira que abrigará o subprojeto e atuar em sala de aula. O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 para a disponibilidade de dez horas semanais.
O professor supervisor é o docente da Escola Parceira que integra o Projeto Institucional, responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência. Em cada escola é possível ter três supervisores, além do coordenador e dos 24 bolsistas.
Segundo a professora Francine Santos, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, a Universidade teve um excelente resultado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para 2024, garantindo o 10° lugar no ranking nacional das instituições de ensino superior com melhor desempenho. “Com esse resultado, a Ufal obteve 744 bolsas para apoiar 31 Núcleos de Iniciação à Docência”, diz.
Inscrições e seleção
As inscrições são feitas diretamente em formulário específico de acordo com o subprojeto, e a seleção terá como base a análise dos documentos, da carta de intenção e do currículo, além de uma entrevista. O resultado da seleção será divulgado em 12 de novembro.
Pibid
O Pibid é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
Para saber mais sobre os subprojetos, cursos, links de inscrição e vagas disponíveis, acesse o edital.