Mostra Científico-Cultural de Penedo abre atividades do Circuito de Cinema

Evento contou com apresentação de 30 projetos científicos dando destaque à criatividade dos estudantes das escolas da rede pública estadual de Alagoas

Por Ana Cecília Oliveira - estudante de Jornalismo/Ascom
Coordenador do evento ressalta a importância de eventos como este para o desenvolvimento da ciência no estado (Foto:Bruno Vieira)
Coordenador do evento ressalta a importância de eventos como este para o desenvolvimento da ciência no estado (Foto:Bruno Vieira)

A 1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo, realizada nesta segunda (25), deu início às atividades do Circuito Penedo de Cinema. O evento, composto pela apresentação de 30 projetos científicos, visa dar destaque à criatividade dos estudantes das escolas da rede pública estadual de Alagoas que desenvolveram estes trabalhos ao longo de 2024. Conectando-se ao espírito de arte, cultura, ciência e inovação do Circuito, a Mostra é também uma oportunidade de dar protagonismo aos alunos e acontece na histórica Casa de Aposentadoria da cidade de Penedo.

A mostra é fruto de uma ação da Secretaria Estadual de Educação (SEE-AL) que encontra no Circuito Penedo de Cinema um meio de propagar e dar audiência ao trabalho dessas escolas e continuar a incentivar a Ciência e a Tecnologia nesses espaços educacionais.

“Esse espaço de encontro de conhecimentos valoriza e fomenta os projetos produzidos nos programas desenvolvidos para o desenvolvimento da ciência no estado. A Mostra é um instrumento de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação que envolve as escolas públicas da 9ª Gerência Especial da Educação do Estado de Alagoas e pretende socializar mais de 30 projetos desenvolvidos ao longo do ano. Todo o evento será repleto de muitos conhecimentos e trocas de experiências. É o governo de Alagoas investindo e apoiando a educação”, explicou Anderson Buarque, coordenador da ação.

São iniciativas basais como essa que auxiliam a descoberta de potenciais novos componentes do Circuito de Cinema e da sociedade acadêmica como um todo. Um dos projetos, inclusive, visa a criação de um documentário: as alunas da Escola Estadual Professor Ernani Méro desenvolveram o projeto Fala Estudante: O futuro começa agora, minha escola no caminho da educação antirracista.

“Nossa atividade é dividida em duas etapas. A primeira foi uma pesquisa para o mapeamento racial dos alunos que estudam na nossa escola Estadual Ernani Méro, um fato que nos chamou atenção é que nessa parte descobrimos que de 300 alunos, apenas 5 se consideravam pessoas negras. A segunda etapa seria a criação de um documentário com o foco na valorização de comunidades quilombolas aqui da região. Com isso, a gente quer trazer a valorização dessas comunidades, retomar as raízes, porque é o que nos enriquece”, explicou Annye Vitório, uma das responsáveis pelo projeto.

A coordenadora da 9ª Gerência Especial de Educação (GEE) realçou a importância do evento dentro da vida dos alunos e como essa participação abrilhanta o Circuito:“É uma oportunidade que eles vão ter de expor toda a criatividade que eles têm, e que é desenvolvida lá em sala de aula, no chão da escola, e agora o Circuito Penedo de Cinema deu a oportunidade para estes meninos virem aqui apresentar todo o conhecimento adquirido e eles estão muito animados, entusiasmados para viver essa experiência e acompanhar esse resultado”, concluiu.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.