Circuito Penedo de Cinema abre inscrições para oficinas, participe!

Entrada é franca e oficinas terão participação de atores e críticos de cinema

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em
Oficinas têm entrada franca, inscreva-se
Oficinas têm entrada franca, inscreva-se

O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Além da exibição de filmes, o evento conta com oficinas na área do cinema e audiovisual, confira as principais e inscreva-se, as atividades são totalmente gratuitas.

Shakespeare no Cinema: A Reinvenção do Humano

Estão abertas as inscrições para a oficina Shakespeare no Cinema: A Reinvenção do Humano, ministrada pelo ator Alexandre Barillari e pelo crítico de cinema Fillipo Pitanga. A ação será ministrada entre os dias 26 e 28 de novembro, das 10h30 às 12h30, como parte da programação do evento e a entrada é franca. Clique aqui e se inscreva.

Segundo o ator, o encontro abordará a entusiasmada onipresença da obra de William Shakespeare no cinema mundial. “A abordagem inclui o ciclo das quatro grandes tragédias: Hamlet, Otelo, Rei Lear e Macbeth. Um passeio por Romeu e Julieta é inevitável, por ser um dos grandes portais de acesso ao Bardo e sua única tragédia lírica. Isso e tanto mais será analisado através das produções cinematográficas e, eventualmente, de produções híbridas”, convidou.

Barillari nos conta também que Shakespeare é popular ao extremo – algo que também será mostrado durante os quatro dias de oficina – e por conta disso a atração é voltada a todos os públicos. “Talvez disso deflua a sua onipresença na vida da gente, talvez disso advenha a sua onipresença no cinema mundial. E sendo popular ao extremo, a oficina é para todo mundo: atores, diretores, críticos, curiosos, enfim, todos serão bem-vindos. Shakespeare é o cara e eu sou só um cara apaixonado por ele”, convidou o ator.

E ele diz mais: “Visitaremos as inúmeras escolhas dos diretores, as adaptações, os equívocos, o êxito, as interpolações, as subversões, o esforço hercúleo para se dizer o verso decassílabo e, além, o pentâmetro iâmbico, o stage fright, o solilóquio, as minúcias do texto, as emboscadas, as tessituras e as reinvenções do humano”, complementou Alexandre Barillari.

Cinema à Margem: Da ideia à distribuição

Uma das atrações do Encontro de Cinema Alagoano será a oficina Cinema à Margem: Da ideia à distribuição. Ministrada pelo diretor e roteirista Cristiano Burlan, a atividade acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro das 9h ao meio-dia no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU), em Penedo. São 30 vagas ofertadas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Durante os quatro dias, a atividade se divide da seguinte forma: no primeiro, os participantes vão estudar sobre o surgimento de produções independentes com a introdução e análise dos movimentos que revolucionaram os meios de produção cinematográfico do século 20, transformações tecnológicas que possibilitaram o processo de democratização dos meios de produção e o cinema marginal contemporâneo.

No segundo dia, será a vez de fazer um exercício de observação da vida cotidiana, a construção de um mini argumento a partir desta atividade e o compartilhamento dos textos então produzidos. No terceiro dia, é a vez de sair da ideia à distribuição com o desenvolvimento e as etapas seguintes: pré-produção, produção e pós-produção, além da distribuição.

No encerramento, os participantes compartilharão ideias e projetos e vão discutir sobre projeção e análise de cenas de filmes brasileiros realizados com poucos recursos.

Cristiano Burlan é diretor de cinema, teatro e professor com mais de 20 filmes. O documentário Mataram Meu Irmão (2013) foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade em 2013 e, no mesmo ano, recebeu o prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Com Antes do Fim (2017) ganhou o prêmio especial do júri da APCA em 2018. Os filmes Construção, Mataram meu irmão e Elegia de um crime compõem a Trilogia do Luto, em que aborda a trágica história de sua família.

Clique aqui e acompanhe mais sobre ele.

Saiba mais

O evento tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e apoio de Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Veja ainda: Circuito de Cinema promove workshop de Cinema e Literatura em Luis Borges

 

...