Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação reuniu profissionais em Maceió

Evento aconteceu em outubro, promovido pela Ebserh

Por Ascom HU
- Atualizado em
Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação reuniu profissionais em Maceió
Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação reuniu profissionais em Maceió

O Centro de Inovação do Jaraguá, localizado na cidade de Maceió, foi palco do 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovação na Rede Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares]. Organizado pelos hospitais universitários vinculados à rede, o evento teve o objetivo de estimular e integrar os Centros de Pesquisa Clínica e promover inovação em saúde nos hospitais universitários federais. O evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro. 

Estiveram presentes na abertura do evento o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; a vice-reitora, Eliane Cavalcanti; o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Roitberg; o superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Célio Rodrigues; representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Andrea Latgé; representando o Ministério da Saúde, Evandro Lupatini; o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa; e o reitor da Universidade Mário Jucá, Mário Cesar Jucá. 

O presidente do congresso e chefe do setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU, Mário Jucá, e o vice-presidente do congresso, Douglas Kovaleski, reforçaram que o evento surgiu como uma proposta para a rede. “Estamos muito felizes em receber todos, pois daqui vão sair inúmeras boas ideias de fomento à pesquisa e à inovação no país”, enfatizou Mário Jucá. 

De acordo com o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Roitberg, na ocasião representando o presidente da estatal, o momento é de celebração. “Os hospitais universitários federais montaram esse evento com todo o esforço e visão do que querem imprimir para a rede Ebserh e começam a desenhar essa identidade, o que é muito importante não só para a rede em si, mas para todo o SUS”, destacou. 

Para o superintendente do HU, Célio Rodrigues, o congresso é uma oportunidade para a efetivação de compromissos. “É com muita alegria que estamos fazendo parte desse primeiro congresso voltado para a pesquisa clínica, um momento muito relevante para que possamos trocar ideias, opiniões, experiencias e fazer parcerias”, sinalizou Célio Rodrigues. 

O congresso contou com palestras, mesas-redondas, cursos e apresentação de pôsteres. O reitor Tonholo destacou a importância do evento. “Nós estamos tendo a oportunidade de trazer para Maceió o primeiro encontro de toda a rede Ebserh sobre pesquisa clínica. Esse congresso é um grande salto na área da saúde, não só aqui para Alagoas, mas para todo o território nacional”, reforçou.