Grupo de pesquisa apresenta relatório das transmissões de futebóis
Documento será apresentado em São Paulo, na sede do Intervozes, e na UFS, em Sergipe
Nesta quinta (21), às 19h, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marca presença na sede do Intervozes, em São Paulo, quando o grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom), lança o "Relatório das Transmissões de Futebóis 2012-2024". O relatório apresenta os resultados da primeira pesquisa coletiva, dedicada ao "Levantamento das Transmissões de Futebóis" profissionais masculino e de mulheres no Brasil.
O professor Anderson Santos da Ufal e Iago Vernek do Intervozes, participam da mesa Amanda Trovó do Observatório das Transmissões de Futebóis, Marco Lourenço do Ludopédio e Raquel Sousa do Observatório Social do Futebol da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A parceria da Ufal com o Intervozes, através do Coletivo Brasil de Comunicação Social também será apresentada em São Cristóvão-SE, em dois momentos: primeiro, a partir das 18h30, no auditório da Didática V do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em meio ao espaço de lançamento de livros do 10º Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil. Na manhã do dia seguinte, a partir das 8h, os coordenadores do Observatório das Transmissões de Futebóis e organizadores do relatório, Anderson Santos (Ufal) e Iago Vernek (Intervozes), farão uma roda de conversa sobre as exibições deste esporte no país. A atividade será no auditório do Departamento de Comunicação Social (DCOS/UFS).
Os lançamentos do "Relatório das Transmissões de Futebóis 2012-2024" fazem parte da Caravana do Intervozes, que está percorrendo vários estados do Brasil para a divulgação de publicações deste ano.“Diante dos desafios que envolvem o futebol e a mídia, o Cepcom e o Intervozes criaram em 2023 Observatório dos Direitos de Transmissão de Futebóis. A proposta é ser um espaço unificador de descrição, análise, debate e pesquisas em rede sobre as dinâmicas do campo social do futebol profissional, especialmente no que se refere à sua apropriação midiática”, explica o professor Anderson.
O relatório digital será disponibilizado no site do Observatório: observatoriodefutebois.com.br