Jornada da Reforma Agrária acontece em Maceió e Rio Largo nos dias 5 e 6

Atividade discute os 40 anos do MST, ditadura e agroecologia

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Nestas terça e quarta-feira, 5 e 6, chega à Universidade Federal de Alagoas mais uma edição da Jornada da Reforma Agrária (Jura). As atividades acontecem tanto no Campus A.C. Simões, em Maceió, como no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo.

Na terça-feira (5), às 9h, a palestra “Ditadura nunca mais: o golpe de 1964 e a luta pela terra em Alagoas), será no auditório do LCCV. Às 19h, o auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) vira cinema para exibir o filme “Chão”, com a participação de José Roberto, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Já na quarta-feira (6), as atividades iniciam às 9h30 no espaço agroecológico da Ufal, com uma ação dos Movimentos Sociais do Campo: Reforma Agrária e Agroecologia. A partir das 13h30 a programação segue para o auditório Arthur Lopes ("Auditório Grande") do Ceca, em Rio Largo, com a palestra: "40 anos do MST e a luta pela Agroecologia", ministrada por Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Em seguida, acontece mesa com o tema: "Agroecologia, Comunicação e Educação do Campo", que terá como convidados: Jairã Sampaio, liderança indígena Tingui Botó, agrônomo e membro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; Tiago da Silva, quilombola da comunidade Cajá dos Negros e concluinte do bacharelado em Agroecologia pelo Pronera/Ufal; José Raildo Ferreira, especialista em Educação do Campo, membro da coordenação colegiada do Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo (Fepec) e coordenador estadual da Escola da Terra (Seduc/AL) e mediação da professora Ana Vergne, do Centro de Educação da Ufal, coordenadora de diversos projetos e iniciativas em Educação do Campo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site. Veja mais no perfil @juraalagoas.