Ufal promove evento científico sobre adsorção com palestrantes internacionais

A 15ª edição do EBA será de 20 a 22 de novembro e tem apoio da Fundepes

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em

Professores do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fazem parte da organização do 15º Encontro Brasileiro sobre Adsorção (EBA). O evento será realizado de 20 a 22 de novembro, no Centro de Inovação do Jaraguá, e vai receber pesquisadores nacionais e internacionais. As inscrições estão abertas por meio de formulário eletrônico.

Maceió sedia pela primeira vez o Encontro, que ocorre a cada dois anos, alternando entre cidades do Nordeste e Sul/Sudeste do Brasil. O professor Lucas Meili preside a comissão organizadora da 15ª edição formada por profissionais de várias instituições e conta com a colaboração dos professores da Ufal Daniel Fernandes, João Batista Rocha e Rodolfo Junqueira, além das pesquisadoras Pollyanna Lins e Rafaela Gabriel.

“​Presidir a comissão tem sido uma experiência desafiadora, mas profundamente gratificante. Assumir essa responsabilidade me permitiu não apenas liderar uma equipe extremamente competente e comprometida, mas também contribuir de maneira significativa para o avanço da pesquisa e da inovação em uma área tão essencial como a adsorção. A cada etapa do processo, desde a definição da programação científica até a busca por parcerias e apoio, os desafios nos impulsionam a crescer e a buscar soluções criativas”, destacou o professor Lucas Meili.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento é fornecer um espaço para discussões entre a comunidade científica, acadêmica e empresarial, nacional e internacional, interessada na área de adsorção, para promover o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas.

Programação

A abertura oficial está marcada para o dia 20 de novembro, às 13h, mas a programação já inicia a partir das 11h com a primeira aula da Escola de Adsorção. Durante três dias os inscritos poderão participar de palestras plenárias, apresentações de trabalhos convidados, trabalhos orais selecionados e sessões de pôsteres. A Escola de Adsorção vai ofertar cinco aulas sobre o tema, ministradas por renomados professores e pesquisadores.

As áreas temáticas contempladas nas discussões do 15º EBA são: Adsorção e Energia; Adsorção aplicada à Catálise; Adsorção aplicada ao meio ambiente; Biotecnologia; Fundamentos de Adsorção; Modelagem e Simulação; Síntese e Caracterização.

Pesquisadores de diversas instituições brasileiras estão entre os palestrantes do evento que também vai receber nomes internacionais como Jhonny Villarroel Rocha (Argentina), Camille Petit (Reino Unido), Teresa Bandosz (EUA), Dison Franco (Colômbia) e Alírio Rodrigues (Portugal). O 15º EBA conta com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

“É uma jornada intensa, mas cada momento reafirma a importância de promovermos encontros como esse, que servem de plataforma para a construção de conhecimento e colaboração. Estou grato pela oportunidade de fazer parte dessa história e espero que o EBA continue a ser um marco na nossa comunidade científica”, finalizou Meili.

Confira a programação completa clicando aqui.