Ufal promove evento sobre o uso de animais em experimentação científica

Workshop será realizado nesta sexta (8) e sábado (9), no Centro de Inovação, em Jaraguá

Por Deriky Pereira – jornalista

Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop Alagoano em Ciências de Animais para Experimentação. O evento, promovido pela Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) a partir do Edital nº 08/2024, de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC) e será nesta sexta-feira (8) e sábado (9), no Centro de Inovação, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Clique aqui e se inscreva. “Nosso evento tem como principal objetivo discutir as boas práticas na experimentação animal no estado, bem como garantir a capacitação dos pesquisadores e estudantes de pós-graduação frente à RN-49 [Resolução Normativa] do Concea [Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal] que exige que as pessoas que trabalhem com modelos animais realizem formação prática e ética”, explicou Müller Ribeiro, coordenador da Comissão.

Além do público citado, o evento engloba ainda os docentes e técnicos/bioteristas que trabalham com experimentação animal. Para tanto, segundo o professor Müller, destacam-se nesse sentido, os programas de Ciências da Saúde, Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular, e o de Ciências Farmacêuticas, todos da Ufal.

O professor destacou ainda a importância do apoio do governo de Alagoas, por meio da Fapeal, para a realização do evento. “O apoio institucional da Fapeal demonstra o compromisso da Fundação com a pesquisa ética em nosso estado”, completou o docente, ao acrescentar também o apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi), coordenado pelo professor Pierre Barnabé.

Cabe destacar ainda que o evento também é destaque no Minutos da Ciência, produzido por Fapeal em Revista, e apresenta mais detalhes sobre o assunto a partir de entrevista com o professor Müller Ribeiro. Clique aqui e assista na íntegra.

Programação variada

Nos dois dias de evento, a programação será bastante variada. A abertura, na sexta-feira (8), terá início a partir das 8h com palestra ministrada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Iraíldes Assunção. Na sequência, a programação apresenta outras três palestras: a primeira, com o presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), Murilo Vieira, que falará sobre Atuação de Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório no país.

Em seguida, será a vez da palestra Planejamento estatístico baseado no princípio dos 3R´s em Experimentação Animal, será ministrada por Lindemberg Sarmento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Danielle Custódio, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), falará sobre o Papel do responsável técnico nas pesquisas com animais em instituições de ensino.

Já no dia seguinte, a partir das 8h, a programação inicia com o Café com Ciência, que visa estimular a troca de saberes e formação de redes colaborativas entre os participantes. Na sequência, o professor Marcelo Duzzioni (ICBS) palestrará sobre as Responsabilidades do coordenador frente a projetos de pesquisas com animais, e Selma Almeida, do Instituto Butantan, falará sobre a Criação e manutenção de animais silvestres para Experimentação.

O evento terá ainda a mesa-redonda sobre os Desafios dos biotérios frente às demandas experimentais das instituições e normativas nacionais, com os pesquisadores Maria Cláudia da Silva (Ufal) e Lucas Duarte, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Além disso, nos dois dias, e na faixa vespertina, das 14h às 18h, acontecerá o minicurso intitulado: Princípios Éticos e Manejo de Animais em Experimentação, sob a responsabilidade do corpo técnico da Ceua.