Coro da Ufal participa do 24º Festival de Coros de Penedo; entrada franca
Corufal se apresenta sábado (14) neste evento que reunirá grupos de canto coral de Alagoas e Sergipe
- Atualizado em
O Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) será uma das atrações do 24º Festival de Coros de Penedo, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, o evento faz parte da programação do Penedo Luz e ocorrerá no Theatro Sete de Setembro, com acesso gratuito ao público.
O festival, idealizado e organizado pelo Imperial Coro do Penedo, é um dos principais eventos de canto coral da região, reunindo grupos de Alagoas e Sergipe em apresentações não competitivas. Este ano, cada coro apresentará quatro peças, encerrando com a música que melhor representa sua identidade e talento. “É uma grande oportunidade de conhecer o desenvolvimento do canto coral na região”, convida o maestro Nilton Souza, coordenador do Coro e da Orquestra da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Além de valorizar a diversidade cultural, o evento presta homenagens a importantes figuras do canto coral. Entre os homenageados estão regentes e coristas do Imperial Coro do Penedo, como o maestro Benedito Fonseca, fundador do grupo, e integrantes já falecidos que contribuíram para o legado da música na cidade.
Programação
Na sexta-feira (13), haverá a entrega da Comenda "Aos Mestres com Carinho" a maestros e maestrinas que se destacaram na área, seguida de apresentações de coros como o Coral Canto Livre, de Maceió, e o Coral Academia Sergipana de Letras, de Aracaju.
No sábado (14), o Corufal abre as apresentações, com o seguinte repertório: Pai Nosso, de Islene Leite; Jingle Bell Rock, de Joe Bal & Jim Boothe, com arranjo de Ana Cristina Lago; Ave Maria, de Heitor Villa-Lobos; e Água de Beber, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com arranjo de Edu Morelembaum. A regência é de Diogo Amorim.
Nesta mesma noite, entre outros coros, haverá a participação do anfitrião, o Imperial Coro do Penedo. As apresentações começam às 19h em ambos os dias, prometendo lotar o Theatro Sete de Setembro, proporcionando ao público uma experiência única de talento e emoção.
Será uma noite de muita expressão cultural, com a sonoridade do canto projetada num ambiente histórico. “É um festival que já tem uma tradição e que ao longo dos anos foi sendo incorporado à programação do Natal de Luz. É muito relevante inclusive o local onde se realiza, no Teatro Sete de Setembro, o mais antigo de Alagoas, projetado por Lucarini”, ressalta o maestro Nilton Souza, coordenador dos equipamentos musicais da Universidade.
Conheça o Corufal
Atualmente, o Corufal é formado principalmente por estudantes. “Não só dos cursos técnicos de artes e da graduação em Música. Tem alunos de Pedagogia, História, entre outros cursos. É muito importante ter esse protagonismo dos estudantes, mas estamos abertos à participação de técnicos e professores”, convoca Nilton.
Ele explica que a composição do coro é clássica, com vozes das mais agudas para as mais graves: sopranos mulheres, contraltos mulheres, contraltos homens, e baixos homens. “A sonoridade está amadurecendo aos poucos, com muita qualidade, num espetáculo que certamente vai encantar”, convida o maestro.
A Ufal está presente nessa realização por meio do Centro de Música de Penedo (Cemupe), que é um programa de extensão universitária. “Estamos trabalhando na perspectiva de trazer oficinas, capacitações, para preparar o Corufal para participar de outros eventos fora da Universidade. Também queremos mostrar esse modelo de gestão, no Espaço Cultural, com acompanhamento dos instrumentos musicais”, finaliza o maestro.