Grupo de Pesquisa Brincantuar comemora feitos de 2024

Somente neste último semestre, o grupo foi representado em sete eventos acadêmicos ao longo do país

Por Ascom Ufal
Professor Ivanildo Piccoli é coordenador do Brincantuar
Professor Ivanildo Piccoli é coordenador do Brincantuar

Neste final de ano o grupo de pesquisa Brincantuar: artífices cênicos, ligado ao curso de Teatro Licenciatura do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou de nada menos que sete eventos acadêmicos em seis estados do Brasil. O professor Ivanildo Piccoli, coordenador do grupo, comemora a turnê de atividades pelo país.

“Todas as ações fazem integração com as disciplinas e projetos de pesquisa e extensão de cursos de graduação. Tivemos as oficinas Pedagogia das Máscaras, Pedagogia do Espectador, Artes Circenses na Educação, Teatro de Animação, Encenação, Práticas Pedagógicas: Teatro na Comunidade, Teatro Educação, Práticas Pedagógicas: Teatro na Escola e as extensões do edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) Igreja Brechtiana, Histórias do Circo Alagoano, Palhaçada e Palhaçaria, e Máscaras e Caretas de Alagoas, diz.

Ainda em outubro o professor foi convidado para ministrar uma palestra e um minicurso, ambas as atividades versando sobre a temática de ensino das Artes Circenses no contesto acadêmico. “Tanto a palestra como a oficina foram direcionadas aos docentes e discentes da graduação em do Núcleo de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, em Dourados-MS”, lembra. A palestra foi intitulada “O Pluriverso do Ensino das Artes Circenses na Academia: suas pedagogias e espaços sociais ocupados” e a oficina “As Artes Circenses na graduação e suas pedagogias”.

No mesmo mês, o grupo realizou, dentro do Campus da Ufal em Maceió, o 4º Fórum Brecht e educação, coordenado pelos professores Marcelo Gianini, Ivanildo Piccoli e Telma César. “Participaram do evento mais de 100 inscritos por todo o Brasil, envolvendo alunos da disciplina ACE1 de Produção ministrada pelos professores Washington da Anunciação, Anderson, Matilde e Renata”, informa. O evento teve ainda a participação da professora. Natasha Muriel do curso e Teatro Filosofia e do Grupo de Pesquisa Filomove.

Já no mês de novembro, o professor Piccoli integrou o “Festival Internacional de Máscaras do Cariri” sediado na OGN Beatos e no departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Crato, Ceará. No evento, o professor Piccoli foi convidado para acompanhar todas apresentações e o “Seminário das Conexões Transmutáveis” e participar das mesas de discussões de formação em máscaras e valorização dos mestres da cultura popular.

Também em novembro, em Brasília/DF, o professor Piccoli esteve no 6º Encontro Poéticas do Inanimado Segredos do Ofício, com abordagens pedagógicas do teatro de animação na Universidade, representando o grupo de pesquisa “Poéticas Cênicas, Visualidades e Performática” do qual também é integrante. Nesse evento o professor Piccoli foi convidado a ministrar a oficina “As pedagogias das máscaras no contexto acadêmico” que ocorreu na Cidade dos Bonecos em Gama.

Já no mês de dezembro, na Faculdade de Educação Física da Unicamp, acontece o 5º. Seminário Internacional de Circo, no qual o professor Piccoli, integrante do grupo de pesquisa Circus, é integrante do comitê científico e parecerista na organização. Nesse evento o professor, juntamente com as alunas Diva Mesquita e Emily Valentin apresentaram os banners/apresentação oral de resumos relatando as ações na Ufal, o primeiro sobre os dez anos de ensino de Artes Circenses na Ufal e o segundo resultado do projeto de pesquisa intitulado “Histórias do Circo Alagoano: conhecer, fazer e divulgar” do edital Vivências Artísticas da Proexc.

Nos dias 7 e 8 de dezembro o professor Piccoli, segue para a Universidade Estadual do Paraná, onde ministrou a disciplina-módulo “Princípios Técnicos do Teatro de Animação e da Máscara”, no curso de Especialização em Teatro de Animação e Máscaras, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) junto ao curso de Licenciatura em Teatro. A Especialização em Teatro de Animação e Máscaras, é a primeira no Brasil voltada especificamente para o universo da animação.

 E no dia 9 também de dezembro ele participou como palestrante na mesa de abertura da “2ª Jornada de Mediação Universitária de Mediação Artística”. “O evento ocorrerá nas dependências da Unespar, coordenado pela professora Roberta Cristina Ninin, docente do Curso de Licenciatura em Teatro e Coordenadora da segunda Jornada de Mediação Universitária de Mediação Artística”, destaca. No evento, o professor proferiu a palestra “Caminhos da Mediação Artística e Formação de Público em Alagoas: experiências na academia, na gestão e no campo artístico”.