Simpósio do PPG em Ciência Animal apresenta pesquisas realizadas no Ceca
O evento aconteceu em novembro, no Centro de Inovação do Jaraguá, e foi um marco deste ano
- Atualizado em
Nos dias 6 e 7 de novembro passado, o Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, foi palco do 1° Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) da Ufal.
A cerimônia de abertura contou com a presença da professora Iraildes Pereira Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), do coordenador do PPGCA, professor Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, do vice-coordenador, professor Diogo Ribeiro Câmara, e da coordenadora do evento, a professora Thais Fernanda de Campos Fraga da Silva.
Com foco na difusão da ciência e no fortalecimento das linhas de pesquisa, o simpósio buscou criar um ambiente propício para a troca de ideias. O público-alvo foi diverso, reunindo discentes do programa, estudantes de graduação, técnicos de laboratórios, profissionais liberais e representantes de órgãos governamentais. Médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e outros interessados na ciência animal também participaram do evento. A comunidade universitária do Ceca considera que este foi um marco das realizações de 2024, possibilitando um importante momento de troca de conhecimentos, integração entre áreas e visibilidade para as pesquisas desenvolvidas no programa, com mais de cem inscritos, sendo a maioria estudantes de pós-graduação. Foram realizadas 44 apresentações orais de trabalhos científicos, desenvolvidos integralmente no PPGCA.
Além disso, os participantes tiveram acesso a quatro palestras com temas estratégicos para a formação de pesquisadores, incluindo discussões sobre extensão universitária, impacto social e desafios da ciência no Brasil. A estudante Rafaelly Silva Lima descreveu como uma palestra sobre extensão universitária a fez refletir sobre sua trajetória. “Cresci em Santana do Ipanema, com poucas oportunidades acadêmicas. A palestra me trouxe à memória o poder da educação para transformar vidas. Foi uma experiência inspiradora”, declarou a estudante.
Para o mestrando Thiago Pedro de Oliveira dos Santos, o simpósio foi “um divisor de águas”, pois possibilitou o diálogo entre pesquisadores e incentivou uma compreensão mais profunda da amplitude da ciência animal. Ele reforçou a importância de espaços como este, que conectam pesquisadores, promovem ideias e geram impacto social positivo. “Parabéns aos organizadores, participantes e apoiadores que tornaram o evento possível!”, agradeceu.