Ufal celebra 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França
Evento acontece em fevereiro e promove debates decoloniais e transformadores sobre os desafios da América Latina; inscrições já estão abertas
Entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2025, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove o evento híbrido Colóquio Repensar América Latina. O evento, que já está com, inscrições abertas para ouvintes e apresentação de trabalhos conecta pesquisadores em discussões sobre América Latina no Ano Brasil-França/França-Brasil.
Celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, 2025 será o Ano Brasil-França/França-Brasil, um marco na reafirmação de compromissos globais. Nesse contexto histórico e político, o Colloque International Repenser l’Amérique Latine emerge como um espaço fundamental para debater os desafios contemporâneos da América Latina, sob uma ótica decolonial e transformadora.
Reunindo pesquisadores, ativistas e estudantes de diversos países, o Colóquio propõe um olhar crítico sobre temas como gênero, antirracismo, ecologia, movimentos sociais, cultura, patrimônio, comunicação, economia e política. Para a coordenadora geral do evento, Lídia Ramires, professora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Ufal, “o Colóquio Internacional Repensar a América Latina é uma iniciativa fundamental para fortalecer o pensamento crítico e promover diálogos transformadores sobre os desafios da América Latina”.
Segundo um dos organizadores, Willames Frank, coordenador da Afyl Brasil, “ao reunir vozes diversas de pesquisadores, ativistas e estudantes, o evento criará um espaço único para repensar questões cruciais sob uma perspectiva decolonial latino-americana”.
Com um formato híbrido e multilíngue, o colóquio garantirá uma experiência inclusiva e internacional. As conferências serão realizadas presencialmente na Universidade de Toulouse, na França, enquanto as apresentações de trabalhos ocorrerão on-line, ampliando as possibilidades de participação global. O evento será apresentado em português, francês e espanhol, conectando culturas e perspectivas diversas e as inscrições podem ser feitas no site.
Saiba mais
O evento é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade de Toulouse (França), com a organização conjunta do Laboratório de Estudos do Discurso (LED) da Ufal, do Centro de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos (Ceiiba) da Universidade de Toulouse e da Associação de Filosofia e Libertação (Afyl Brasil).
Sobre os organizadores
O LED, parte do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Ufal, é um espaço de excelência acadêmica e inovação, vinculado à linha de pesquisa “Discurso: sujeito, história, ideologia”. Mais do que um laboratório, o LED atua como um elo entre pesquisadores/as e estudantes, promovendo a circulação de ideias, a organização de eventos e a construção de pontes com instituições nacionais e internacionais.
Já a Associação de Filosofia e Libertação (Afyl), coorganizadora do evento, nasceu em Bogotá para articular esforços de filósofos/as da América Latina, Estados Unidos, Europa e outras regiões comprometidos/as com os novos movimentos sociais e com uma filosofia que emerge das culturas subalternas em transformação crítica. No Brasil, a Afyl Brasil integra essa rede global, promovendo reflexões enraizadas no contexto latino-americano e alinhadas com perspectivas libertadoras.
O Ceiiba, anfitrião deste encontro na Universidade de Toulouse, é referência na Europa para estudos voltados à área ibérica e iberoamericana. Com uma abordagem transversal e comparativa, suas pesquisas integram disciplinas como literatura, história, antropologia, etnologia, sociologia e história das ideias. Abrangendo períodos históricos desde a Idade Média até a contemporaneidade, o Ceiiba conecta os contextos culturais ibéricos e iberoamericanos em diálogo com o espaço românico.