Maceió sedia evento sobre propriedade intelectual e transferência tecnológica

Programação inicia nesta segunda (13) e traz à capital alagoana instituições e pesquisadores internacionais

Por Ascom Ufal com Wellington Santos

Maceió será sede nesta segunda-feira (13) de um grande evento voltado à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Trata-se do ProspeCT&I, que é o 8º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Profnit/Ufal). A cerimônia de abertura será às 18h, no Sebrae. O evento se estende até o dia 17 de maio, com parcerias entre a Caixa Econômica Federal (CEF), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), entre outros apoiadores.

De acordo com Tatiane Balliano, coordenadora do evento, presidente da Comissão Acadêmica Internacional de pós-graduação e professora de química e biotecnologia da Ufal, no evento estarão participantes de instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade e para a maior parte das universidades federais. “Temos também institutos federais fazendo parte dessa rede e nesse evento acontece o prospecto e o congresso internacional do Profnit”, ressalta Tatiane.

A coordenadora destaca ainda o levantamento de informações tecnológicas com a prospecção de informações de artigos bibliográficos e de abordagem de estratégia de ferramentas dentro da prospecção tecnológica.  Segundo ela, o evento também propiciará outra característica vantajosa, principalmente na região que o sedia. “Quem sedia o evento, como Maceió, assume um caráter também econômico da coisa, porque Alagoas, embora seja um estado pequeno, temos aqui um bioma forte, como a Caatinga, onde existem muitas oportunidades de ele ser explorado do ponto de vista acadêmico e do ponto de vista de bioeconomia. Nós temos espécies como a Jurema Preta, que tem uma tintura e isso não é explorado do ponto de vista de fitoterápicos e abordagens da indústria de cosméticos”, exemplifica a coordenadora.

“Então acho que já passa do momento em que a gente precisa olhar nesse sentido e melhor aproveitar os nossos recursos naturais e o nosso estado é muito rico nesse aspecto”, completa Tatiane.

Programação 

“É um evento voltado para qualquer pessoa que tenha interesse em inovação, pois é uma ferramenta estratégica voltada para competitividade de mercado dentro do que se quer nos novos negócios em inovação tecnológica de modo geral”, destaca, acrescentando que os focos são os pesquisadores na área de inovação e propriedade intelectual, estudantes, interessados e empreendedores que querem incluir dentro das suas ações estratégicas a inovação como ponto central para se destacar e ser mais competitivo.

Tatiane informa ainda que haverá oficinas que vão mostrar estratégias sobre como agir em determinados segmentos. “Vamos ter oficinas voltadas para o que a gente chama de trânsito prioritário relacionado a patentes, porque quando se deposita uma patente existe um tempo ali para que ela seja avaliada e pode ser deferida ou não”, ressalta.

Tatiane disse que entre as atrações do evento estão cursos com pesquisadores da Rússia e de outros países, para poder falar sobre as experiências dos ambientes de inovação.

 Saiba mais

A Rede Profnit é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação em diversos setores: acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais.

“Esse é um programa de pós-graduação profissional em rede nacional e nós estamos em 40 pontos focais com mais de 43 instituições em todas as regiões do Brasil, com a presença de todos os estados, com exceção de Goiás”, informa Tatiane.