Ufal abre 12 vagas para mestrado e doutorado em Proteção de Plantas

Candidatos têm até 17 de junho para realizar inscrição gratuitamente pelo Sigaa

Por Deriky Pereira – jornalista
 | nothing

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado em Proteção de Plantas com ingresso no segundo semestre letivo de 2024. São ofertadas 12 vagas, sendo 6 para ambos os cursos e os interessados podem se inscrever até o dia 17 de junho por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com o edital, para o mestrado e para o doutorado, podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior dos cursos de Agroecologia, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Química e Biotecnologia; ou áreas afins das Ciências Agrárias. Concluintes (da graduação, para o mestrado ou do mestrado rumo ao doutorado) também podem se inscrever, mas devem comprovar o encerramento do curso no ato da matrícula.

Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 6 de cada edital no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição do processo seletivo apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando necessário e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.

Sobre o processo seletivo

As vagas ofertadas para o mestrado (6) e para o doutorado (6) serão distribuídas por linha de pesquisa entre ampla concorrência e para o sistema de cotas, conforme a Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni). Os detalhes dessa distribuição podem ser vistos nos itens 4 de cada edital. Não havendo candidatos inscritos ou aprovados nas vagas destinadas às cotas, estas migrarão automaticamente para o sistema de ampla concorrência.

O processo seletivo será composto pela avaliação do histórico escolar da graduação – ao doutorado, acrescente o histórico de mestre – e análise da carta de intenção (de caráter eliminatório) e pela pontuação final, de caráter classificatório, a partir da prova de títulos e análise do currículo Lattes. Já a classificação dos candidatos será realizada por ordem decrescente da pontuação final.

Informações adicionais

Os candidatos aprovados e convocados devem apresentar os documentos originais para autenticação no ato da matrícula a ser realizada presencialmente entre os dias 22 e 26 de julho na secretaria do Programa de Pós-graduação em Proteção de Plantas (PPGPP), que fica localizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo.

O edital reforça que será considerado desistente o candidato aprovado e classificado que não efetuar a matrícula no período estipulado na publicação do resultado. Além disso, em caso de alunos estrangeiros, será preciso apresentar o visto de estudante. As aulas têm data de início prevista para 5 de agosto.

Para saber mais, acesse os editais em anexo ou escreva para: ppgpp@ceca.ufal.br. Tem ainda o telefone: (82) 3214-1307.