Docentes da Ufal levam às escolas projeto de extensão sobre Meteorologia

Ação busca divulgar temas relacionados à Meteorologia por meio de visitas às unidades educações das redes municipal e estadual e particular do estado

Por Simoneide Araújo – jornalista
- Atualizado em
Professor Glauber Mariano em uma das ações do projeto do Icat nas escolas | nothing
Professor Glauber Mariano em uma das ações do projeto do Icat nas escolas

Multiplicar conhecimento, incentivar alunos e alunas do ensino médio a continuarem seus estudos e despertar nesses jovens o interesse pela meteorologia. Essa é a proposta do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), que, por meio do projeto de extensão Desvendando a meteorologia, leva a Universidade Federal de Alagoas para mais perto das escolas municipais e estaduais da capital e cidades circunvizinhas.

As visitas às escolas são feitas de segunda a sexta-feira e, de acordo com o professor Glauber Mariano, coordenador do projeto e da graduação em Meteorologia, os temas trabalhados nas salas de aula são relacionados ao curso. “Abordamos o nosso curso sob vários aspectos, como áreas de trabalho, clima e mudanças climáticas, além de eventos extremos que estão acontecendo no país e no mundo. No último mês, tivemos o início do período chuvoso da região leste do Nordeste, a configuração atualmente de El Niño, além das chuvas que estão impactando o estado do Rio Grande do Sul”, explicou o docente.

Aprovado pelo Edital Profaex 2023, o projeto é mantido por uma aluna bolsista, cinco estudantes voluntários e professores colaboradores. “Desde o início do projeto, já foram visitadas 13 escolas, onde realizamos palestras para um público estimado em torno de 600 alunos e alunas do ensino público e particular do estado”, revelou o professor Mariano, ao anunciar que a meta é atingir, pelo menos, 1.100 estudantes: “Vamos divulgar e explicar temas relacionados à meteorologia, ao curso e à possibilidade de estudos na Ufal”.

A intenção de apresentar o curso é para ampliar horizontes e mostrar o que a Ufal dispõe nessa área. O professor revela que, durante as visitas, as falas de alunos e alunas são meio sem interesse de continuar estudando. “Apesar de estarem no último ano do ensino médio, afirmam não terem interesse em seguir seus estudos e entrarem em uma universidade, seja pública ou particular. Percebe-se ainda um grande desconhecimento com relação à forma de ingresso na Universidade Federal de Alagoas e outras federais, bem como dos cursos disponíveis para graduação”, revelou Mariano.

E completa: "Muitos alunos só conhecem uma gama pequena de cursos e, por isso, não se identificam com nenhum deles. Isso pode ser um fator que faz eles não demonstrarem interesse em ingressar em alguma graduação. Ao ministrar as palestras, comentamos as formas de ingresso na Ufal, mostramos a grande gama de cursos de graduação disponíveis para que os alunos possam escolher e conseguir ingressar no que mais se identificarem. Também mostrarmos as possibilidades existentes de apoio ao estudante de baixa renda que existem na nossa Universidade, como auxílios, bolsas, gratuidade no RU e muitos outros programas de incentivo à permanência na graduação."

A previsão de conclusão do projeto de extensão é final deste ano, por isso, o professor faz o convite a membros da comunidade da Ufal, caso queiram participar. Para agendar alguma palestra relacionada ao projeto, basta entrar em contato pelo e-mail glauber.mariano@icat.ufal.br. “Apesar de o objetivo principal ser a promoção de palestras direcionadas ao ensino médio, nossos docentes participantes conseguem se ajustar a públicos diversos como ensino fundamental ou grupos específicos da sociedade”, finalizou o professor Glauber Mariano.