Projetos do NEES são apresentados na Conferência de IA aplicada à Educação

O evento acontece no Recife durante toda essa semana

Por Ascom Nees
- Atualizado em
 | nothing

Ações e projetos que o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) desenvolve serão apresentados na 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que começou nesta segunda-feira (8), no Recife (PE), e vai até sexta-feira, 12 de julho. Uma boa oportunidade para novos pesquisadores conhecerem as iniciativas do núcleo.

O NEES é vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e reúne um time de 145 professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. É um dos apoiadores do evento que deve reunir entre 350 e 400 participantes do Brasil e de fora para discutir o tema central da conferência, IA na Educação para um Mundo em Transição”.

Haverá um estande do NEES nos dois principais locais do evento, na César School, no Bairro do Recife, área central, e no Grande Mercure Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.O NEES tem mais de 50 parceiros, alguns que são instituições de referência internacional como as Universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e de Oxford, na Inglaterra.

Os estandes serão um ponto de contato com os pesquisadores. Quem visitar vai conhecer, de forma mais aprofundada, as diversas iniciativas do NEES com uso de Inteligência Artificial na Educação, e em especial no campo da AIED Unplugged, ou seja, o uso da IA sem dependência de infraestrutura robusta ou internet”, explica a gerente de Interação Humano-Computador do NEES, Paula Palomino.

Os participantes da conferência poderão interagir com algumas dessas soluções, conversar sobre essas pesquisas com membros do NEES. Também, caso tenham interesse, poderão se cadastrar através de um formulário para uma possível parceria de pesquisa, definindo quais desafios educacionais o pesquisador gostaria de abordar junto ao NEES”, explica Paula Palomino.

Conheça algumas ações do Nees que usam Inteligência Artificial

APA

O Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem (APA) é um aplicativo móvel que usa Inteligência Artificial para melhorar as habilidades de escrita dos estudantes do ensino fundamental, sobretudo os de comunidades de baixa renda, por meio de tecnologias AIED para avaliar produções textuais manuscritas e fornecer feedback personalizado, apoiando a recuperação da aprendizagem.

SPTe

O Sistema de Proteção das Trajetórias Escolares (SPTe) é um aplicativo móvel que ajuda a prevenir o abandono escolar, identificando alunos em risco. Utilizando uma tecnologia desplugada, orienta intervenções baseadas em fatores de risco. Há um sistema inteligente que fornece feedback aos gestores escolares.

MathAlde

O MathAIde é uma plataforma que auxilia professores de matemática, otimizando seu trabalho através da Inteligência Artificial. Ao registrar e armazenar exercícios respondidos pelos alunos, a IA diagnostica o desempenho individual de cada estudante. Professores recebem relatórios personalizados, permitindo direcionar suas estratégias de ensino conforme os resultados da turma.

PNLD

O NEES participa de sete etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), uma das ações governamentais de maior alcance do Brasil, a distribuição gratuita de livros para milhões de alunos e professores de escolas públicas. O time do NEES desenvolve soluções computacionais que abrangem múltiplas áreas, incluindo cadastro de materiais, avaliação pedagógica, seleção de trabalhos, qualificação, acessibilidade e distribuição dos livros e materiais.

https://www.nees.ufal.br/confira-a-participacao-dos-pesquisadores-do-nees-na-aied-2024-no-recife/