Fim de prazo: Ufal inscreve projetos para programas de monitoria até dia 18
Docentes devem submeter inscrições diretamente no Sigaa; estudantes bolsistas receberão auxílio de R$ 700,00
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com edital aberto para inscrição de projetos em seu Programa de Monitoria. Os professores coordenadores têm até o dia 18 de julho para submeterem sua inscrição. Para isso, é preciso ser docente do quadro permanente da Universidade,
O projeto deve contemplar ações que atendam aos objetivos do Programa, como despertar nos estudantes o interesse pela docência e estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao ensino em sala de aula, além de contribuir para a melhoria no desempenho acadêmico e diminuir as taxas de evasão na graduação, entre outros.
Além disso, é preciso haver um ou mais docentes orientadores envolvidos com os componentes curriculares que fazem parte do projeto.
Inscrição
O projeto deve ser cadastrado, obrigatoriamente, no Sigaa https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/verTelaLogin.do por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Além disso, ele deve ser aprovado pela direção da unidade acadêmica. Não existem limites de projetos por unidade acadêmica, mas cada docente só pode se inscrever como coordenador em apenas um projeto.
Bolsas
A distribuição das bolsas de monitoria será feita de modo a atender aos projetos aprovados e classificados com nota igual ou superior a 7 (sete); e obedecerá a ordem decrescente de classificação e as médias finais de cada projeto, sendo as cotas de bolsas limitadas ao máximo de três bolsas por orientador.
Serão disponibilizadas 300 vagas de monitoria com bolsa, sendo que o número de vagas para a monitoria sem bolsa será definido pelas respectivasunidades acadêmicas. Cada estudante bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais)
A monitoria
O Programa de Monitoria da Ufal é uma ação institucional, direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e estudantes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. O Programa de Monitoria será desenvolvido por meio de Projetos de Monitoria.
O resultado da seleção será divulgado em 29 de julho, e as atividades estão previstas para começar já em 7 de agosto.
Veja mais informações no edital.