Hospital Universitário amplia atendimento após reforma no ambulatório de feridas
Reforma possibilitou um aumento de 30% da oferta de procedimentos, além da melhoria na qualidade de serviços ofertados ao paciente
O ambulatório de feridas do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), passou por uma reestruturação física. A reforma, que durou cinco semanas, possibilitou a ampliação de duas salas de procedimentos para três, pintura, troca de piso e de mobiliário, além de reestruturação da parte elétrica e hidráulica, com recursos próprios no valor de R$ 30 mil.
Segundo a chefe dos ambulatórios, Andreza de Oliveira, além das adequações no espaço físico, houve também uma reestruturação do fluxo de atendimento, visando aumento de 30% da oferta de procedimentos, bem como melhoria na qualidade de serviços ofertados ao paciente.
“Essa reestruturação vai ser de grande importância para os usuários SUS de Alagoas, tendo em vista que esse ambulatório é uma das referências no tratamento de feridas complexas aqui no Estado. A reforma vai melhorar a qualidade da assistência, uma vez que vamos conseguir aumentar a oferta. Além disso, a ambiência do lugar foi melhorada, o que vai promover mais privacidade e conforto aos pacientes no atendimento”, concluiu a gestora.
De acordo com o enfermeiro do ambulatório de feridas, Paulo Sérgio Gomes, essa reestruturação foi de suma importância para aperfeiçoar a assistência. “Com isso, iremos aumentar o fluxo de atendimento, as salas foram individualizadas para prestarmos assistência mais humanizada e mais resolutiva. Agora também teremos sala para biópsia e retirada de pontos’, reforça.
Ambulatório de feridas
O ambulatório de feridas foi inaugurado em 2018 com intuito de acelerar o processo de alta dos pacientes com lesões, acolher e dar continuidade no tratamento dos assistidos na instituição, ofertando um serviço de qualidade, eficaz, humanizado e resolutivo. Atualmente, o ambulatório conta com a atuação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, e atende a cerca de 550 pacientes mensais, dentre novos pacientes e pacientes de rotina, com lesões na pele, para a realização de procedimentos humanizados, com competência técnica e agilidade na resolução.
No ambulatório também são realizadas consultas, desbridamentos, coleta de culturas, biópsias, escleroterapia, drenagem de abscessos, entre outros serviços. Além disso, a unidade também possibilita atividades de ensino para alunos de graduação da área de saúde, produzindo pesquisas visando a implementação de inovações na prática.