Professores lançam livro sobre ditadura empresarial-militar em Alagoas
Trabalho contempla pesquisas de mestrado e doutorado com foco em aspectos empíricos dos acontecimentos do período no Estado
- Atualizado em
Os professores da Ufal Osvaldo Maciel e Aruã Lima lançam, no próximo sábado (3), o livro Ditadura Empresarial-Militar em Alagoas: trabalhadores, poder e cultura (1964/1985), pela editora Phillos Academy. O evento será às 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários.
A obra reúne resultados de trabalhos acadêmicos de pesquisas da pós-graduação da Ufal, além de uma especialização do Ifal e um doutorado realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, onde o professor Osvaldo foi co-orientador. A coletânea tem foco no tema a partir de aspectos do período histórico no estado de Alagoas.
“São textos falando sobre o que foi a ditadura, o golpe aqui em Alagoas, a partir da singularidade alagoana. A gente não fala da ditadura de maneira genérica no Brasil, a gente pega aspectos empíricos da história de Alagoas para debater a ditadura”, contextualizou Osvaldo.
Este ano é lembrado pelos 60 anos do golpe de 1964, e o professor da Ufal reforça a importância de divulgar essas pesquisas científicas e fazer reflexões políticas sobre o tema. “O objetivo da coletânea é fazer a disputa sobre o revisionismo e o negacionismo que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos. Cada vez mais tem ganhado força um cenário público brasileiro negando que houve golpe, negando que houve ditadura e construindo uma narrativa que silencia vários elementos do que foi de fato a ditadura. Esse livro se impõe como uma tarefa científica e acadêmica, mas também como uma tarefa de disputa num âmbito político-ideológico acerca do que foi aquele processo”, enfatizou.