Projeto da Ufal prepara alunos da Computação para o mercado de trabalho
Terceira turma do Edge Academy inicia Formação Básica com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Atualizado em
A terceira turma do Edge Academy, projeto de formação de talentos do Centro de Inovação Edge, ligado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início às suas atividades no dia 24 de julho. São 30 novos alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Ufal que farão parte do projeto de excelência acadêmica, viabilizado com recursos da Softex e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os novos integrantes do Academy se juntam a outros 37 bolsistas do Programa, que atualmente conta com a Formação Básica, com duração de seis meses, constituída pelas Imersões Técnico-Comportamentais, com aulas e atividades sobre Product Discovery, Metodologias Ágeis, Quality Assurance (QA), entre outros, além dos acompanhamentos psicológicos individuais e em grupo dos alunos.
“O Edge Academy surgiu para desenvolver talentos, oferecendo uma preparação multidisciplinar de talentos para o mercado, com alinhamento entre bases teóricas e práticas, cujo objetivo é formar profissionais preparados para alimentar o ecossistema de inovação em Alagoas. Estamos na terceira turma e seguiremos crescendo, desenvolvendo pessoas para impactar o mundo por meio da tecnologia”, afirma Willy Tiengo, professor do IC e coordenador do Centro de Inovação Edge.
Além de estimular a excelência acadêmica e a produção de conhecimento durante toda a graduação, o programa promove a cultura corporativa e do empreendedorismo, facilita o acesso a profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de atuação e conta, ainda, com orientação profissional e de carreira, com acompanhamento individualizado apoiado na tríade - planejamento de carreira, melhoria do desempenho e psicoeducação voltada ao desenvolvimento de carreira.
“A experiência dentro do Academy, para mim, tem sido transformadora. Nos últimos meses, eu venho trabalhando em projetos dentro do Programa e também do Edge, e acredito que é uma oportunidade única que tenho de desenvolver as minhas habilidades técnicas e comportamentais", afirma Ricardo Vinicius, aluno do 4° período de Ciência da Computação da Ufal e bolsista da primeira turma do Academy.
Com a conclusão da Formação Básica, os alunos seguem para a segunda etapa do Programa, com Trilhas de Formação Específica, onde o bolsista pode escolher entre as trilhas de Desenvolvimento de Software, Sistemas Embarcados ou Inteligência Artificial. Os alunos recebem, ainda, a oportunidade de integrar projetos do Edge nessas áreas.