Relações raciais em pauta no 4º Ciclo de Formação Docente do Abí Axé Egbé
Evento é gratuito e acontece de 7 a 9 de agosto em Delmiro Gouveia
O sertão de Alagoas será o ponto de encontro de mais um Ciclo de Formação Docente do Grupo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Arte sobre História e Cultura Negra do Sertão - Abí Axé Egbé. Trabalhando o tema: As Relações Raciais como campo historiográfico, , o evento, que é promovido pelo grupo, chega a quarta edição nos dias 7, 8 e 9 de agosto no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.
A ideia é reforçar a formação dos professores da educação básica do sertão alagoano quanto ao Ensino de História e Relações Raciais. Além disso, durante a programação, o público será apresentado a estrutura e funcionamento do Abí Axé, que articula ensino, pesquisa e extensão sobre relações raciais, na área de História, fazendo uma mostra de suas justificativas científicas, políticas e sociais, seus princípios teórico-metodológicos, linhas de investigação, pesquisadores, etc.
Esta é sem dúvida uma oportunidade para os professores da educação básica, considerarem a importância da pesquisa em suas práticas pedagógicas e pensarem na realização de pesquisas historiográficas focadas nas relações raciais. Para participar, basta realizar inscrição no site. Até o dia 4 de agosto também está aberto o prazo para a submissão de comunicações orais.
A professora Luana Tamano, do Departamento de História da Ufal/Sertão e vice-diretora do Abí Axé Egbé, convida: “Este ano, o grupo completa dez anos de existência e teremos a oferta de oito oficinas (artesanato, capoeira, gastronomia afro, percussão, dança afro, turbantes, desenho e conteúdos digitais), seis minicursos, três simpósios temáticos, palestras e mesas redondas, cine debate, defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso e apresentações culturais”.
O evento é aberto ao público em geral, gratuito e ofertará certificados. Veja mais informações no site e no perfil @abiaxeegbe_oficial.