Ufal implanta nova rede wi-fi aberta no Campus A.C. Simões
NTI avisa que o serviço vai estar disponível para qualquer usuário dentro do campus, mas exige cadastro no Gov.br
A Universidade Federal de Alagoas oferece rede de internet aberta para todas as pessoas que frequentam o Campus A.C. Simões, em Maceió. Só que, agora, esse serviço de wi-fi será substituído pela Ufalnet e atende às exigências da Lei n. 12.965/2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
A nova rede Ufalnet continuará aberta, mas, para acessá-la, o usuário terá de fazer a autenticação com seu cadastro na plataforma Gov.br. “Isso vai garantir a identificação, pelo CPF, de todos que utilizarem o serviço. E essa identificação será armazenada juntamente com a data e a hora de conexão e desconexão, bem como as aplicações acessadas”, afirmou Reinaldo Cabral, diretor do Núcleo de Tecnologia da informação (NTI) da Ufal.
Mas a mudança para a Ufalnet será imediata? Bem, o NTI avisa que ninguém precisa se preocupar. Até que a comunidade acadêmica se familiarize com esta nova ferramenta, a antiga rede wi-fi aberta será mantida em funcionamento até 15 de setembro deste ano, data em que será desativada definitivamente.
De acordo com Cabral, o NTI tem trabalhado para reestruturar todos os serviços oferecidos à comunidade acadêmica, mas em conformidade com a lei. “A equipe envolvida nessa mudança do serviço de wi-fi chegou a enfrentar algumas dificuldades técnicas para que esse serviço pudesse funcionar, identificando e registrando individualmente todos os usuários que fizessem uso dele. Mas conseguimos resolver porque identificamos uma instituição que possui equipamentos wi-fi do mesmo fabricante que a Ufal e que já havia realizado essa adequação”, revelou.
E completou: “Agradecemos a colaboração dos servidores do IFRN por compartilharem a experiência deles conosco, inclusive parte do código-fonte. Isso permitiu aos analistas do nosso NTI ajustar e implementar a nova rede Ufalnet com os requisitos pretendidos.”
Para Rui Figueira, analista de tecnologia do NTI, a Ufalnet provê melhorias em relação ao serviço de wi-fi oferecido anteriormente. "Essa nova ferramenta permitirá o monitoramento mais adequado da qualidade do sinal e permitirá ajustes na rede conforme maior concentração de usuários em determinadas localidades,ao mesmo tempo disponibiliza um ambiente com mais segurança e em conformidade com a legislação em vigor”, explicou.
A mudança da rede começa pelo campus de Maceió, mas a ideia é expandir para todos os locais onde a Ufal está instalada. “Já alinhamos com os demais campi, mas vai depender da gestão de TI de cada local. Pela conversa que tivemos, todos têm interesse em implantar, mas, a princípio, a gente vai começar no A.C. Simões”, justificou Cabral.