Equipe da Pinacoteca da Ufal visita o ateliê do artista Delson Uchôa
Ação faz parte do “Pina Visita”, projeto idealizado pelo museu de artes visuais da Universidade
- Atualizado em
A Pinacoteca, museu de artes visuais da Universidade Federal de Alagoas, promoveu mais uma etapa do projeto Pina Visita. Desta vez, a equipe desse equipamento cultural visitou o ateliê de Delson Uchôa para conhecer um pouco mais sobre a obra deste artista alagoano.
Criado em 2023, o Pina Visita vai aos ateliês periodicamente, conhecer de perto artistas contemporâneos e figuras ligadas à cultura. Por meio de entrevistas, servidores e estudantes buscam enriquecer os conhecimentos sobre os criadores de arte contemporânea e suas obras, fomentando ainda mais a memória artística alagoana.
A visita a Delson Uchôa aconteceu na última quarta-feira (21) e foi marcada por boas conversas, trocas de conhecimentos, produção de conteúdo fotográfico e audiovisual. Tudo isso para atualizar fatos importantes sobre a vida e a obra de Delson Uchôa. Ele falou sobre suas inspirações e destacou a importância da sua volta a Maceió após passar um período no exterior.
“É aqui onde eu completo minha odisseia. Homero [poeta grego] dizia que o ciclo do herói completa quando ele volta ao seu eixo, e, assim, eu me alimento dos meus conhecimentos passados. A partir daí surge o meu interesse em alguma pintura, que esteja conectada ao meu nato”, ressaltou Delson.
O Diretor da Pinacoteca, Victor Sarmento, reforça o principal objetivo do projeto e fala sobre a experiência da última visita: “O projeto Pina Visita é um reencontro com os artistas e pessoas que fazem parte do universo das artes, e a troca de conhecimento na visita a Delson Uchôa foi fundamental para entender a profundidade de sua obra e suas referências.”
O Pina Visita já entrevistou outros artistas do acervo do museu, como Getúlio Motta, Lula Nogueira e Marco Aurélio. O projeto vai continuar a percorrer o estado para saber mais sobre os artistas e proporcionar conhecimentos sobre a arte de Alagoas.
Sobre Delson Uchôa
Nasceu, estudou e morou em Maceió até se formar em Medicina, em 1981, paralelamente iniciou seus estudos de pintura na Fundação Pierre Chalita. Depois parte para uma viagem de estudos na França, onde conhece os mestres da pintura, e retorna ao Brasil com breve estadia em Belo Horizonte.
Ele fixou residência no Rio de Janeiro e participou da mostra Como vai você? Geração 80, organizada por Marcus de Lontra Costa e Paulo Roberto Leal, na Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Atualmente, Delson Uchôa vive em Maceió
Para conhecer mais sobre o artista clique aqui.