Ufal e Universidade de Aveiro promovem evento sobre cidades sustentáveis em RA

Iniciativa internacional busca transformar cidades em laboratórios vivos de experimentação, promover sustentabilidade e aprendizado com tecnologias inovadoras

Por Danielle Cândido - jornalista
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A promoção de cidades sustentáveis por meio de jogos em realidade aumentada (RA) é o tema do Projeto Educity, desenvolvido pela Universidade de Aveiro, de Portugal. E a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), é parceira dessa iniciativa e vai promover evento sobre a plataforma interativa, que contribui para a sustentabilidade ambiental. As atividades incluem uma conferência on-line, no dia 5 de setembro, e um curso híbrido, nos dias 16 e 17 de outubro. Essas ações buscam integrar a comunidade acadêmica e o público em geral numa proposta educativa inovadora.

A primeira atividade, marcada para 5 de setembro, será uma conferência on-line com a participação das professoras Lucia Pombo e Margarida Marques, coordenadoras do Projeto Educity. Elas apresentarão o uso do aplicativo móvel que utiliza RA para criar desafios interdisciplinares e educativos voltados para a sustentabilidade urbana. A atividade aberta ao público será transmitida pelo canal da Cied no Youtube, às 10h [horário do Brasil] e às 14h [horário de Aveiro], com duração de uma hora.

"A Cied deseja, com várias ações de internacionalização, promover experiências interculturais em um mundo cada vez mais globalizado, na visão de que podemos seguir em colaboração. Nossa parceria com a Universidade de Aveiro, por meio do Projeto Educity, está no rol de várias outras atividades que oportunizam aos estudantes e aos professores das duas instituições a troca de conhecimento e a construção de novos espaços de ensinar e aprender", afirmou o professor Fernando Pimentel, coordenador da Cied da Ufal.

O Educity se destaca por usar o território urbano como um laboratório vivo, onde cidadãos, professores e estudantes atuam como "cientistas ativos", interagindo com jogos que combinam dados reais e simulações em 3D para conscientização ambiental. Margarida Marques, co-coordenadora do projeto, destaca que "a tecnologia familiar, como dispositivos móveis, permite 'aprender fazendo', transformando os cidadãos em agentes de mudanças sustentáveis".

Curso híbrido

Além da conferência, um curso híbrido será realizado nos dias 16 e 17 de outubro. O primeiro encontro será virtual, conduzido pela equipe da Universidade de Aveiro, seguido de uma atividade presencial na Ufal, organizada pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais.

"O apoio de instituições parceiras, como a Universidade de Aveiro, tem sido fundamental para as conquistas da Educação a Distância na Ufal. Essas colaborações possibilitam a criação de projetos inovadores que democratizam o acesso à internacionalização para nossos alunos e professores", destacou o professor Niraldo Farias, coordenador da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Ufal.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Educity busca promover a criação de cidades e comunidades sustentáveis. "A Ufal está empenhada no desenvolvimento de ações que incorporem os objetivos do desenvolvimento sustentável, e o Educity ajuda a refletir sobre a nossa realidade e o cuidado com a nossa 'casa comum'", completou Pimentel.

Aplicativo

O aplicativo Educity, disponível para download gratuito em dispositivos móveis, oferece uma experiência interativa de aprendizado. Por meio de jogos educativos em realidade aumentada, os usuários exploram suas cidades e enfrentam desafios que promovem a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável. Esta ferramenta inovadora transforma os espaços urbanos em laboratórios vivos, onde cada cidadão pode contribuir para um futuro mais verde e saudável.