Curso de Filosofia realiza evento sobre tecnologia e contemporaneidade
Singularidades 2.0 acontece de 24 a 27 de setembro na Associação Comercial de Maceió com transmissão pelo Youtube
Entre os 24 a 27 de setembro o curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza de forma híbrida o Singularidades 2.0. O evento, acontece presencialmente na sala Jaraguá, na Associação Comercial de Maceió, e também será transmitido pelo canal Agenciamentos Contemporâneos.
Segundo o professor Fernando Monegalha, o Singularidades pretende pensar ontologicamente e politicamente as implicações entre técnica e arte. “Podemos observar que apesar de todas as suas diferenças e distâncias, em nossa contemporaneidade, grupos ecléticos de vozes, assim como outros tantos atores sociais parecem confluir para um ponto em comum, às vezes num caráter jubiloso, outras vezes num tom severo de alerta quase apocalíptico: a técnica se constitui como fenômeno central de nossa época”, afirma.
A ideia é responder às perguntas: O que significa dizer que nossa época é técnica? E como podemos implicar essa época técnica numa perspectiva estética, ou seja, da arte? “Nesse sentido, a ideia do evento é verificar como a filosofia e as artes pensam ontologicamente e esteticamente a técnica. Por outro lado, a técnica deflagra profundas modificações estéticas no horizonte de nossa contemporaneidade. Do mesmo modo, no plano do estritamente artístico e/ou estético, a técnica nos propõe desafios conceituais e questionamentos sobre a relevância do belo, sobre a aprendizagem de uma nova sensibilidade e modos de percepção”, avalia.
A programação completa do evento está disponível no site.