Curso de Jornalismo lança revista de fotografia com selo da Edufal

Cosmorama é um produto de extensão com download gratuito no site da editora

Por Ascom Ufal

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou neste mês de setembro, a primeira edição da revista Cosmorama, uma publicação digital que é produto de um projeto de extensão vinculado ao curso e que vem com selo da Editora da Universidade (Edufal).

A publicação, que pode ser baixada gratuitamente no site da Editora, trata, em suas mais de 60 páginas, da presença das águas na geografia e na história de Alagoas, um vínculo que inspira e constrói a identidade do estado. Parte de conteúdo da revista foi produzido como atividade da disciplina Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo, ministrada pela professora Janayna Ávila, coordenadora do projeto e editora da revista.

O número de estreia tem 42 imagens produzidas por 27 fotógrafos, que trabalharam a partir do mesmo tema, registrando cenas em diferentes bairros de Maceió e em cinco cidades alagoanas: Arapiraca, Marechal Deodoro, Mar Vermelho, Penedo e São Miguel do Campos. O projeto gráfico e a diagramação da Cosmorama são de Maria Clara Gomes e Yasmin Henrique.     

Com periodicidade semestral, a revista propõe-se a debater a fotografia como expressão artística, não apenas através de ensaios visuais, mas também em textos e entrevistas, embora a edição de estreia seja composta apenas por imagens.

Origens

O nome Cosmorama é inspirado num dispositivo óptico surgido entre os séculos 17 e 18 para visualização de imagens pintadas, que consistia numa caixa de madeira com orifícios e lentes estáticas, através das quais se via paisagens, cenas cotidianas das cidades e da natureza. A existência do objeto (e de tantos outros, lançados como atrações públicas) atesta não apenas a necessidade de povoamento do imaginário, mas sobretudo a importância social da imagem quando nem mesmo a fotografia havia sido inventada. 

“Hoje, as imagens reverberam de diferentes formas em nosso cotidiano, ocupando excessivamente nossas mentes. É essencial que, a partir de uma publicação produzida na Ufal, essa produção intensa, frequente, seja também debatida. A revista se oferece como um espaço para a documentação dessa produção contemporânea de imagens, mas também como um ambiente para reflexão sobre a importância atemporal da fotografia”, declara a professora Janayna Ávila.    

Serviço:

Revista Cosmorama

Como acessar: no site da Edufal (edufal.com.br), com download gratuito

Para acompanhar notícias sobre a revista: Instagram @revistacosmorama

Contato: revista.cosmorama@gmail.com