Maceió sedia simpósios de atenção à saúde e unidades docentes assistenciais
Eventos acontecem simultaneamente nos dias 18, 19 e 20 próximos, no Hotel Ritz, em Cruz das Almas
- Atualizado em
Entre os dias 18 e 20 de setembro, Maceió será a sede do 1º Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais da Atenção Básica e do 2º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde. Os eventos acontecem simultaneamente no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e são uma iniciativa do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na programação, conferencistas de renome nacional, que ocupam posições estratégicas na gestão, serviços de saúde e educação superior, a exemplo do secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço; da secretária de gestão do trabalho e da educação na saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso; da coordenadora geral de pós-graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam; da coordenadora acadêmica adjunta nacional do mestrado em rede ProfSaúde, Carla Teixeira, dentre outros.
Além das conferências, estão previstas oficinas e mesas redondas que irão permitir a interação dos participantes e estimular a colaboração entre eles, sempre com os objetivos de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre trabalhadores, gestores, estudantes, docentes, tutores, preceptores e pesquisadores que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS), fomentando a reflexão crítica sobre os processos envolvidos na atenção, formação, educação e gestão em saúde. “Assim, [os eventos] visam estimular o desenvolvimento de novos projetos e ações pautados na compreensão abrangente da APS, com vistas ao seu fortalecimento como política do SUS”, reforça a professora Josineide Sampaio.
“Ambos os simpósios têm abrangência nacional e serão realizados pelo ProfSaúde, em parceria com outras doze Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a rede nacional do ProfSaúde. Esta será uma ótima oportunidade para debater a saúde sob a ótica da APS, tendo a Estratégia de Saúde da Família como um importante dispositivo no âmbito da atenção à saúde no Brasil, e a rede ProfSaúde como um instrumento estratégico para a qualificação da força de trabalho para o SUS”, afirma a professora.
As instituições parceiras são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ, Fiocruz-MS e Fiocruz-AM), a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Acre (Ufac-Cruzeiro do Sul), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal do Piauí (UFPI/Picos), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), a Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Confira o site para a programação completa.