Mestrado profissional em Química abre seleção em rede nacional
Inscrições vão até 27 de setembro
O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui) está com edital aberto para nova turma até 27 de setembro. As aulas são ministradas de segunda a sábado, de forma semipresencial. Na Ufal, são disponibilizadas 11 vagas, com aulas às quintas e às sextas-feiras no turno da tarde e da noite. As inscrições são feitas exclusivamente através do preenchimento e encaminhamento de formulário eletrônico on-line presente na página.
Podem participar do exame os portadores de diplomas de graduação em Química (licenciatura ou bacharelado) ou em áreas afins; e que estejam em exercício de docência em Química na Educação Básica, com atuação na rede pública de ensino. As vagas remanescentes poderão ser distribuídas a candidatos que exerçam a docência em Química em escolas da rede privada.
O Exame Nacional é feito em duas etapas, sendo a primeira a realização de uma prova, e a segunda a elaboração e envio de uma carta de intenção. A prova de múltipla escolha será realizada no dia 20 de outubro e terá duração máxima de três horas. Os candidatos aprovados para a segunda etapa deverão enviar a carta de intenção entre os dias 19 a 29 de novembro, para o e-mail da Instituição Associada de sua escolha, constando no assunto “Carta de intenção – nome do candidato”.
O ProfQui, é um curso semipresencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) integra a Rede Nacional do ProfQui e é denominada Instituição Associada, sendo responsável, por intermédio do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), por toda a gestão local do ProfQui.
O resultado será divulgado em 9 de dezembro. Confira o edital no site.
Saiba mais
O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Química, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, e tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência.
É um curso voltado para professores do Ensino Básico atuantes na disciplina de Química, diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação que atendam às exigências das Instituições Associadas para entrada na pósgraduação, e que sejam aprovados no Exame Nacional de Acesso.