Minicurso de extensão discute carnalidade da Filosofia em Merleau-Ponty

Atividade é gratuita e acontece de 7 a 9 de outubro no auditório do LCCV

Por Ascom Ufal

Um minicurso de extensão organizado pelos professores Henrique Cahet e José Roberto da Silva, do curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ministrado pelo professor Adriano Melo de Medeiros, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) discute a carnalidade da Filosofia e o problema da relação da alma e do corpo em Merleau-Ponty. A atividade é gratuita e acontece de 7 a 9 de outubro, das 14h às 17h, no auditório do LCCV, no Campus A.C. Simões em Maceió.

Segundo o professor Henrique Cahet, a ideia é apresentar o modo peculiar o que Merleau-Ponty concebe sobre o problema da relação da alma com o corpo - como dois espíritos podem encarnar-se em dois corpos e como um espírito pode conhecer um outro espírito através do corpo visível que o expressa? - e as soluções que ele apresentou ao longo de sua carreira de filósofo-professor.

Maurice Merleau-Ponty é um filósofo cuja progressão do pensametno se dá em permanente diálogo com o caminho que ele percorreu. Ele coloca em prática o pressuposto fenomenológico segundo o qual o primeiro ato filosófico consiste em retornar ao mundo vivido. Em paralelo, ele concebe a filosofia como um saber que se constrói dialeticamente e de modo dialogal, cujo conteúdo se elabora no interior daquilo que ele chama de "escola dos outros".

Inscrições no site.