Projeto seleciona estudantes interessados em matemática e computação

Núcleo de Ensino Suplementar (NES) abre inscrição para programa gratuito com duração de três anos

Por Jacqueline Freire – jornalista
- Atualizado em

O projeto Novo Ensino Suplementar (NES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições para sua turma 2025.1, uma oportunidade para os estudantes interessados em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e áreas afins.

O programa é gratuito e intensivo, com duração de três anos e realizado no contraturno escolar, com o objetivo de capacitar jovens talentos para ingressarem nas universidades mais prestigiadas do mundo. Atualmente, são mais de 90 alunos, provenientes de 14 estados brasileiros, todos engajados em um currículo rigoroso que fomenta o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

“Em 2024, celebramos com orgulho a aprovação de 100% dos nossos discentes em renomadas instituições, como FGV, IMPATech, ILUM, Stony Brook, Northwestern, Duke Kunshan, USP e Unicamp. Nosso sucesso é apoiado por parcerias estratégicas com empresas de destaque, como Stone, FGV e IMPATech, além de um corpo de apoiadores privados que disponibilizam bolsas de estudo e equipamentos essenciais para os alunos”, comemora a equipe.

O NES é um projeto inovador que oferece formação complementar de alta qualidade a alunos do ensino médio, com foco em temas avançados como programação, modelagem matemática, aprendizado de máquina, entre outros. “Nosso objetivo é preparar jovens talentos para desafios acadêmicos e profissionais nas áreas de tecnologia e ciência de dados. Neste ano, tivemos a honra de ver nove de nossos alunos selecionados para participar do SigmaCamp e SigmaCamp Next, acampamentos de verão que reúnem mentes brilhantes e professores de universidades de renome mundial, como MIT, Yale, Stony Brook, Princeton e Stanford. Nesses eventos, nossos alunos participaram de projetos de ponta, ampliando suas perspectivas acadêmicas e profissionais”, avisam os coordenadores.

Para mais informações e inscrições, acesse o site, ou acesse no Instagram o perfil @nes.ufal.