Ufal e TRE-AL promovem roda de conversa sobre combate à desinformação

Será nesta sexta (6) das 15h às 17h, no auditório do ICS

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

A "corrida eleitoral" se intensifica e a desinformação pode causar danos às escolhas dos eleitores e, consequentemente à Democracia. Por isso, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/Ufal) e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) promovem, nesta sexta-feira, 6 de setembro, uma roda de conversa com a coordenadora do Núcleo de Enfretamento da Desinformação do TRE, Flávia Gomes, para debater o combate à desinformação.

A atividade acontece das 15h às 17h, no auditório do ICS. "É uma oportunidade de tirar dúvidas e saber como enfrentar o fenômeno, portanto, exercitar a cidadania com responsabilidade", explica a professora Andréa Moreira, da área de Ciências Política, no ICS.

A roda integra o programa da disciplina Política e Desinformação que atualmente está mapeando toda a produção científica da universidade. O intuito é também subsidiar a criação do Observatório da Desinformação, um projeto que atualmente reúne pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais e o Instituto de Computação, aberto a novas adesões.

O evento é uma iniciativa de extensão da universidade que teve plena adesão do TRE dentro do Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições, instituído há quatro anos. “Dentro do Programa, funciona o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, composto por integrantes da Justiça Eleitoral e de órgãos externos, a exemplo das Polícias Federal, Civil e Militar, da Procuradoria Regional Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Sindicato dos Jornalistas”, destaca Andréa.

Impactos negativos

O presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rego Loureiro, explica que desde 2018, a Justiça Eleitoral sofre impactos negativos com a disseminação de notícias falsas e de opiniões desfavoráveis pela internet, especialmente em razão do contexto de dúvidas em relação à segurança e confiabilidade do voto eletrônico. “Atualmente, vivemos um contexto de muita desinformação e, sobretudo, de desconfiança em relação às instituições públicas e é por isso que precisamos nos unir a instituições para o enfrentamento desses efeitos negativos”, pontua.

O Programa de Enfrentamento à Desinformação do TRE é desenvolvido e executado em atenção aos seguintes eixos temáticos: organização interna (integração e coordenação dentro da estrutura organizacional da Justiça Eleitoral), contenção à desinformação, identificação e checagem da desinformação, aperfeiçoamento de recursos tecnológicos e a atuação do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação.

Mais informações, no endereço eletrônico andrea.moreira@ics.ufal.br. Para denunciar casos de desinformação ao TRE, o Whatsapp é 82 99662-7491.