Ufal e Sociedade inicia temporada de 2025 com informes sobre a calourada

Eliane Barbosa, pró-reitora de Graduação, destaca informações importantes para os ingressantes na Ufal

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

O programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, que está de volta na próxima segunda-feira (13), às 11h, com reprise às 17h, antecipa algumas informações da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Na entrevista, a pró-reitora Eliane Barbosa fala sobre os preparativos para a semana do acolhimento e destaca que é um momento de integração e também de receber orientações sobre as atividades acadêmicas.

No próximo dia 20 de janeiro, está previsto o início da semana de acolhimento, a conhecida Calourada, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para receber os estudantes que irão ingressar no semestre 2024.2. Nesta ocasião, será realizada aula inaugural para recepcionar novos alunos e veteranos, com a presença da reitora em exercício, Eliane Cavalcanti. Também serão compartilhadas informações importantes sobre o planejamento das pró-reitorias e o que os novatos precisam saber para se situar melhor na vida acadêmica.

A Prograd é responsável pelas políticas de ensino, elaboração de projetos pedagógicos e acompanhamento de estágios curriculares, entre outras atividades. Os Programas de Educação Tutorial (PETs) também são acompanhados pela pró-reitoria de Graduação, assim como os de Monitoria, que despertam bastante interesse nos estudantes. Eliane Barbosa apresenta estes e outros programas no decorrer da edição do programa Ufal e Sociedade.

A pró-reitora também orienta sobre o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). “Depois de receber o número de matrícula, gerado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), os estudantes vão fazer o primeiro acesso no Sigaa para preencher o cadastro. A partir daí, toda a vida acadêmica é acompanhada neste sistema. Os ingressantes serão matriculados nas primeiras disciplinas, mas os veteranos precisam fazer a própria matrícula”, lembrou.

Outra dica importante é sempre checar o e-mail cadastrado no Sigaa. “O sistema dispara e-mails com orientação sobre notas, faltas e outras situações cotidianas. Se houver qualquer dúvida, é preciso procurar a coordenação do curso. Mas os estudantes não vão ficar perdidos. Existe um acompanhamento para que todos os ingressantes e as ingressantes possam aproveitar da melhor forma todas as várias atividades e ações educacionais que a Ufal oferece”, finalizou a pró-reitora.

Para saber mais, ouça o programa Ufal e Sociedade e compartilhe o podcast.