Curso de Administração promove evento sobre uso de drones

Atividade será realizada nesta sexta-feira (24), no campus A. C. Simões, e vai mostrar como o equipamento pode impactar a gestão organizacional em momentos de decisão

Por Ascom Ufal com Equipe Eleve
- Atualizado em

Nesta sexta-feira (24), o auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió, vai sediar o evento Eleve: drones, dados e tecnologia no apoio à tomada de decisão. As inscrições devem ser feitas neste link e o início da recepção e credenciamento será a partir das 18h30.

A iniciativa é realizada por estudantes do turno noturno do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do projeto de extensão ‘Gestão 4.0: drones e tecnologia da informação como ferramentas de impacto para a gestão organizacional’ e que contou com diversas atividades ao longo do semestre letivo de 2025.1.

Durante o evento, cada equipe de estudantes da Atividade Curricular de Extensão (ACE) apresentará suas experiências ao longo do projeto, passando pelo planejamento geral das atividades, pelo treinamento com drones e sua aplicação, pelo uso do software especializado WebODM e pela organização e execução do próprio Eleve.

“Acredito que o projeto vai muito além do limite do campus universitário. Ele nos ajudou a ampliar nossa visão de oportunidades de atuação do papel de administrador ao integrar o saber teórico com a prática voltada para a tecnologia e suas funcionalidades, especialmente com a aplicação dos drones, softwares e inteligência artificial, no que diz respeito à tomada de decisão”, comenta Érica Almeida, estudante líder da equipe de processamento de imagens.

Participações

O evento é o ponto alto do projeto e contará com a participação de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal com destacada atuação dronista: professora Natallya Levino, que produziu o documentário ‘Tragédia em Maceió’; professor Madson Monte, que coordena projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para a aplicação de ferramentas de Gestão 4.0, incluindo drones, na agricultura familiar no estado de Alagoas; e o professor Carlos Everaldo da Costa, principal promotor da abordagem de pesquisa ação na Feac, tendo fornecido diversos meios e orientações para o projeto de extensão associado à ACE.

Também participarão do evento o coronel Thomás Moreira, da Polícia Militar do Estado de Alagoas, trazendo uma visão sobre o uso de drones na segurança pública, e o professor Francirley Paz da Silva, com uma abordagem voltada para o uso de drones na área de manutenção de infraestruturas e da indústria.

“Esse evento mostra a relevância dos drones como equipamentos capazes de atuar em diversas áreas, desde a preservação ambiental, a realização de mapeamento aéreo de lavouras, monitoramento de rebanhos, monitoramento em segurança pública, defesa civil, fluxo de pessoas e veículos, além de manutenção industrial”, detalha professor Victor Carvalho, orientador da equipe do projeto.

Ainda conforme o docente, o Eleve demonstra também a percepção dos estudantes do curso de Administração sobre como essa ferramenta pode ser empregada no apoio à gestão organizacional e à tomada de decisões, uma vez que são instrumentos que geram dados úteis em diversos contextos.

Uso de recursos inovadores na graduação

Um dos produtos que será apresentado no evento, além dos artefatos produzidos através do WebODM, é um minidocumentário elaborado pela equipe de organização do Eleve. O material registra a relevância dos drones em um contexto social e organizacional onde as tecnologias avançam agilmente, e os profissionais de gestão precisam responder a novas demandas que são geradas.

Para Érica, utilizar esses recursos e se familiarizar com eles dentro da universidade constrói uma expertise que cria oportunidades como futuros administradores. Além disso, diz ela, o projeto de extensão desempenha um papel essencial na consolidação do aprendizado acadêmico ao incentivar o protagonismo estudantil.

“São atividades que nos estimulam a desenvolver habilidades analíticas voltadas à inovação e ao planejamento estratégico de ação, permitindo a construção de um network sólido entre colegas, professores e profissionais da área. Essa vivência fortalece nossa capacidade de adaptação às novas demandas do mercado, cada vez mais influenciadas pela transformação digital e pela necessidade de gestores que saibam aliar a tecnologia à gestão eficiente”, destaca a estudante.

Mais sobre o projeto

Atuando como exímios administradores e na perspectiva de alcançar o êxito do projeto, a turma de estudantes programou todas as atividades que seriam realizadas. As ações contemplavam treinamento sobre drones e uso dos equipamentos para levantamentos aéreos, o uso de software especializado de processamento das imagens para confecção de ortomosaicos a partir das imagens coletadas, além da promoção de um evento voltado para apresentar tanto os produtos gerados, realizando uma entrega para a comunidade acadêmica, quanto para a promoção da cultura dronista, uma vez que os equipamentos fazem parte do contexto da Indústria 4.0.

Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver e aplicar habilidades associadas à gestão de projetos, trazendo uma experiência cheia de novidades e conceitos que garantiu sentir como é gerir um empreendimento.

“A turma demonstrou um crescimento notável em organização e envolvimento ao longo do projeto. Cada grupo conseguiu assumir suas responsabilidades, o que fez com que as entregas fluíssem com qualidade e constância. O ambiente de cooperação e aprendizado se fortaleceu bastante e, hoje, é visível o entusiasmo dos participantes. Muitos consideram que essa é a melhor experiência de extensão até agora”, comenta Nicolas Albuquerque, estudante líder da equipe de planejamento geral do projeto.

Ainda segundo o estudante, tal vivência tem proporcionado um retorno muito positivo à turma, não apenas pelo domínio técnico, mas pelo fortalecimento do trabalho em equipe, da comunicação e da autonomia de cada integrante, mostrando o verdadeiro valor formativo de uma extensão bem-sucedida.

Informação que é confirmada pela equipe dronista. A turma foi treinada para realização de voos com as aeronaves utilizando dois modelos da fabricante DJI: o Mini 2 e o Mavic 3 Multispectral. Ainda teve a oportunidade de conhecer sobre o uso legal de drones, como o cadastro de aeronaves no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (Sisant) e a Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Sarpas).

“Participar do projeto foi uma experiência enriquecedora na minha trajetória acadêmica. Liderei a equipe de dronistas e a atividade nos proporcionou aprendizados técnicos e práticos, como operação segura de drones, captação de imagens e compreensão das legislações envolvidas. Além disso, ampliou nossa visão sobre a administração, mostrando como ela pode se conectar a tecnologias inovadoras e gerar impactos reais na universidade e na sociedade”, ressalta Luiz Arthur Jatobá, estudante líder da equipe dronista.