Ufal convida comunidade acadêmica para mobilização nacional da COP30
Para participar, basta gravar um vídeo aconselhando os líderes mundiais sobre os desafios que impactam o planeta
- Atualizado em
Uma só voz pelo planeta na COP30. Esse é o objetivo da mobilização nacional Move Mundo, uma iniciativa voltada à escuta e expressão da sociedade civil diante da urgência climática global. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também está engajada no projeto e convidou as universidades federais a participarem da ação.
O projeto que conta com a parceria da Embratur e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) propõe reunir mensagens, ideias e propostas da população brasileira, que serão encaminhadas aos líderes mundiais na COP30, de 10 a 21 de novembro, em Belém-PA.
Para o mutirão Move Mundo, a Ufal também convida professores, estudantes e servidores técnicos, além da comunidade externa a amplificar as vozes dos territórios e comunidades, estimulando a reflexão e a ação sobre os desafios que impactam o planeta e exigem respostas concretas e imediatas.
Para participar, basta gravar um vídeo curto, de até um minuto, dizendo o seu nome e respondendo à pergunta: “Qual o seu conselho para os líderes mundiais na COP30?”. O vídeo deve finalizar com a frase “Somos milhões de vidas, somos milhões de vozes, mas somos um só grito. E é isso que move o mundo”.
O arquivo pode ser enviado por e-mail para juliana.gaspar@presidencia.gov.br e compartilhado nas suas redes sociais com as hashtags #MoveMundo #COP30 #MutirãoMoveMundo #MutirãoCOP30. Veja mais orientações na cartilha em anexo.
As mensagens serão exibidas em ações e eventos da COP30, simbolizando o desejo coletivo por um futuro mais justo, verde e solidário. O Move Mundo pretende ser um grande mutirão global por esperança e ação climática, com depoimentos autênticos, inspiradores e comprometidos com a transformação social e ambiental.
“Contamos com a valiosa participação das universidades federais — espaços de produção de conhecimento, inovação e cidadania — para fortalecer esse movimento que une ciência, juventude e sociedade em prol de um futuro sustentável e justo”, reforça o convite da Andifes.