Ufal oferta vagas para o mestrado profissional em Administração Pública

São 24 vagas distribuídas nos campi em Maceió e Arapiraca; pós-graduação é ofertada em rede nacional e inscrições vão até 10 de dezembro

Por Maria Villanova – estudante de Jornalismo
- Atualizado em

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com vagas abertas para a nova turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. O programa é voltado à qualificação de servidores públicos e profissionais interessados em aprimorar a gestão pública com base em evidências e práticas inovadoras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro, pelo site da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Pesquisa e Extensão (Fadepe).  O valor da taxa é de R$ 200 (duzentos reais), podendo ser solicitada a isenção entre os dias 24 e 28 de novembro, apenas para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022.

O processo seletivo será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que utiliza as notas do Teste Anpad, válido para provas realizadas entre novembro de 2023 e novembro de 2025. Ao todo, serão disponibilizadas 600 vagas em várias instituições.

Na Ufal, serão 18 vagas para o Campus A.C. Simões, em Maceió, e 6 vagas para o Campus Arapiraca, distribuídas entre três categorias: servidores da instituição associada, servidores de outras instituições federais de ensino não associadas e ampla concorrência. Do total, até 20% serão destinadas a ações afirmativas voltadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Para mais informações, critérios e datas, acesse o edital. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato por meio do e-mail profiap@feac.ufal.br .