Cineasta Ninho Moraes traz ao Circuito documentário sobre o Tropicalismo
No grande elenco, Alice Braga, Gero Camilo, Alexandre Nero, Luiz Caldas e muito mais
- Atualizado em
O movimento tropicalista surgiu no final da década de 1960, com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes. O Tropicalismo misturou o moderno e o tradicional, o nacional e o internacional, influenciando também o teatro, o cinema e as artes visuais. Foi um movimento de contracultura, marcado por uma estética vanguardista. Quem traz o tema à tona é o premiado cineasta com raízes em Penedo, Ninho Moraes, que também integra a curadoria do Circuito Penedo de Cinema.
O documentário ‘Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!’ faz parte da programação do evento e será exibido na próxima quarta-feira (12), em sessão especial no Cine Penedo. A Sessão Cinema e História contará ainda com a presença do diretor e roteirista Ninho Moraes para um debate sobre o tema, a partir das 17h.
No elenco do filme estão grandes nomes, como Alice Braga, cuja trajetória no cinema é reconhecida dentro e fora do Brasil. O documentário conta ainda com Gilberto Gil, Alexandre Nero, Carlos Meceni, Helena Albergaria, Luiz Caldas, Gero Camilo e muitos outros.
“Estarei apresentando o filme ‘Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!’. E o que é o ‘futuro do pretérito?’ É aquele futuro que a gente ainda espera que aconteça. O filme faz uma grande reflexão sobre o movimento que agitou os anos 60 e que permanece vivo até hoje, através da música de Caetano, Tom Zé, Gilberto Gil, que inclusive dá um depoimento para o filme. São reflexões incríveis”, afirmou cineasta.
Moraes conta que o documentário tem a direção musical de André Abujamra e aproveita para fazer o convite: “Venham participar do 15º aniversário do Circuito! Estive em todas as edições e, no dia 12, terei a honra de exibir esse filme. Espero vocês lá!”
O cineasta com raízes em Penedo
Ninho Moraes é jornalista, professor universitário, documentarista, roteirista e cineasta. Nascido em 1957, é bacharel em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero (São Paulo) e mestre em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
O pai dele, Domingos Ferreira de Moraes, vem de uma família penedense. Seu avô era comerciante e proprietário do Armazém Norberto Moraes, na antiga Rua da Praia. O tio era dono da Farmácia São Francisco, ao lado do Teatro Sete de Setembro. O ex-secretário de Cultura de Penedo, João Bolinha, também é seu primo.
Antônio Carlos Leal de Moraes, nome de batismo de Ninho Moraes, é pai da premiada atriz Alice Braga, que estrelou diversos filmes brasileiros, além de produções internacionais. Ela já participou de duas edições do Circuito Penedo de Cinema.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.