Programa Conexões de Saberes realiza aulão pré-Enem na Bienal
Projeto de extensão da Ufal já registrou mais de 3 mil aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio
- Atualizado em
Expectativa e ansiedade marcam a reta final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova aconteceu no último domingo (9) e tem mais um exame no próximo (16). O Projeto Pré-Enem Comunitário, inserido no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), prepara alunos que concluíram o Ensino Médio ou que estão cursando o último ano e são oriundos de escolas públicas, e já registrou mais de 3 mil aprovações. Na Bienal, os estudantes participaram de um aulão, na noite da quinta-feira (6).
Segundo a coordenadora de Extensão e do Conexão de Saberes, Janda Alencar, o cursinho preparatório é gratuito e foi iniciado em 2010. “Do início do projeto até agora, mais de 3 mil alunos foram aprovados em diversos cursos. Inclusive, em cursos bem concorridos, como Medicina, Odontologia e Direito. Graças a Deus, eles passam”, comemorou, ao completar que as aulas acontecem desde o início do ano, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no Campus A.C. Simões, em Maceió.
Até o momento, o Conexões de Saberes conta com 90 estudantes. Dentre eles, Vitória Juliana (17), da Escola Tavares Bastos, que concorrerá a uma vaga no curso de Enfermagem; José Jenissoi Menezes (19), que sonha com a aprovação em Medicina; Kauã Lopes (18), que vai concorrer a uma vaga no curso de Economia; e Murilo Wanderlei (19), que está estudando para conquistar sua aprovação em Psicologia, participaram do aulão do Conexão de Saberes. Todos residem no bairro do Tabuleiro, assim como a maioria dos frequentadores do Pré-Enem.
Para Murilo, participar do Conexões de Saberes é uma experiência muito positiva, pois abre várias oportunidades. “Aprendo muitas coisas que creio que vou levar para a vida com o Conexão. Minha rotina de estudos é bem exaustiva, porque eu já faço faculdade e ela é integral”, afirmou.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook. E para ver mais fotos sobre a cobertura da Bienal, acesse nosso Flickr e confira todos os detalhes do evento.