Ufal abre inscrições para mestrado e doutorado em Física
Processo seletivo oferece dez vagas para mestrado e dez para doutorado; inscrições vão até 4 de janeiro
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), lançou edital para seleção de novos alunos para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, sendo dez para cada curso. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo Sigaa.
As inscrições são gratuitas e devem ser anexadas com envio de toda a documentação obrigatória em formato PDF. Não serão aceitos documentos enviados fora do sistema ou após o prazo. Lembrando que as inscrições referentes às vagas reservadas devem anexar, ainda, o termo de autodeclaração e a documentação específica comprobatória. As inscrições incompletas ou enviadas de forma indevida serão indeferidas.
Para o mestrado, serão quatro vagas destinadas à ampla concorrência e seis para ações afirmativas, mesmo número para o doutorado. As vagas cotistas são distribuídas entre candidatos indígenas, negros, pessoas com deficiência, pessoas trans, refugiados, assentados e servidores da Ufal, conforme normas institucionais. Caso não haja candidatos cotistas aprovados em número suficiente, conforme o edital, as vagas são automaticamente revertidas para ampla concorrência.
Informações sobre o processo seletivo
Podem se inscrever para o mestrado, preferencialmente, candidatos graduados em Física ou áreas afins, portadores de diploma de nível superior emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou graduandos que tenham colado grau até a data final para a matrícula. Para o doutorado, candidatos com mestrado preferencialmente em Física ou que tenham concluído na data da matrícula.
A seleção, tanto do mestrado quanto do doutorado, será em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, composta pela análise do currículo, avaliação do histórico escolar e avaliação da exposição de motivos. Cada item recebe peso específico e compõe a Nota Final (NF), sendo necessário atingir pelo menos 5,5 para aprovação — ou 4,4, no caso de candidatos cotistas.
A classificação seguirá ordem decrescente da nota final, respeitando a distribuição de vagas por modalidade. Os candidatos que não atingirem a nota mínima serão automaticamente eliminados, mesmo havendo vagas disponíveis.
Para mais informações sobre os critérios avaliativos, documentação, cálculo da pontuação e datas, acesse o edital. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pg.secretaria@fis.ufal.br.