Ufal e Fundação Itaú lançam especialização gratuita em Inteligência Artificial
Curso on-line, voltado para políticas públicas de educação e cultura, tem 360 horas de duração e oferece 200 vagas para gestores, técnicos e membros de organizações que atuam nas áreas de políticas públicas, IA, cultura e educação
A Fundação Itaú e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Inteligência Artificial para a Educação (IA.Edu), iniciam o processo seletivo para a especialização em Inteligência Artificial para Políticas Públicas de Educação e Cultura. De caráter lato sensu, o curso é 100% on-line e gratuito, com aulas assíncronas e síncronas, com duração de 360 horas e 200 vagas. As inscrições estão abertas até 19 de dezembro.
O resultado será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2026, com início das aulas em março. O processo seletivo consiste unicamente no envio de documentação, carta de motivação e currículo, que pode ser feito por este link.
Voltado para a capacitação de gestores, técnicos e membros de organizações que atuam nas áreas de políticas públicas, IA, cultura e educação, o curso busca desenvolver competências analíticas, técnicas e políticas a favor de uma atuação crítica e inovadora frente às transformações digitais.
O curso
A metodologia do curso é alinhada à aprendizagem baseada em problemas, com ênfase na articulação entre teoria, prática e política pública. Serão utilizados textos e vídeos interativos, estudos de caso nacionais e internacionais e atividades “mão na massa”, voltadas ao uso de ferramentas de IA em simulações e políticas reais.
Também serão incentivadas as trocas entre pares e mentorias, estimulando a aprendizagem colaborativa e o compartilhamento de experiências entre os participantes. Por fim, os alunos deverão desenvolver um projeto final aplicado, que consiste em uma proposta de política pública com IA em suas áreas de atuação.
A proposta formativa está estruturada em seis partes interdependentes, que integram conteúdos conceituais, estudos de experiências internacionais e atividades práticas voltadas ao uso estratégico da IA em políticas públicas.
Parte 1 – Fundamentos de políticas públicas, IA e sociedade. Traz um panorama internacional da IA nas políticas públicas, além de aspectos técnicos, éticos e regulatórios. Tem como objetivo desenvolver uma visão crítica sobre o papel da IA na formulação de políticas, além de suscitar reflexões e exercícios sobre marcos regulatórios, princípios éticos e fundamentos técnicos de IA.
Parte 2 – IA na Educação: aplicações, desafios e oportunidades. Aborda estudos de casos globais e nacionais sobre o uso de IA na educação. Busca fomentar aprendizagem significativa com base em problemas reais, e incentivar análise crítica e planejamento de políticas baseadas em dados e equidade.
Parte 3 – IA na Cultura e na Economia Criativa: aplicações, desafios e oportunidades. Inclui aplicações da IA na preservação, acesso e mediação cultural, direitos autorais, diversidade e inovação. Traz discussões sobre as potencialidades da IA para democratização cultural e sobre o uso ético e criativo das tecnologias culturais.
Parte 4 – Laboratório de Ferramentas e Práticas de IA para Políticas Públicas. Envolve o mapeamento de soluções e metodologias e análise crítica de ferramentas. Tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e operacionais para uso de IA na educação, além de estimular a escolha criteriosa de tecnologias a partir de evidências e necessidades públicas.
Parte 5 – Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas com uso de IA. Voltada para discussões sobre indicadores, monitoramento, accountability e governança algorítmica. Busca desenvolver a capacidade de avaliar políticas públicas e gerir riscos com uso de IA, além do aprendizado sobre a garantia da transparência no uso de algoritmos e a aplicação de marcos legais e éticos na prática da gestão pública.
Parte 6 – Projeto Aplicado em Políticas Públicas com IA. Momento de formular uma proposta de solução com uso de IA na área de educação ou cultura, consolidando os conhecimentos do curso por meio de experimentação orientada que estimule inovação e viabilidade técnica, ética e política dos projetos.
SERVIÇO:
Curso de especialização em Inteligência Artificial para Políticas Públicas de Educação e Cultura (lato sensu)
Inscrições: até 19 de dezembro, às 23h59
Anúncio dos selecionados: 3 de fevereiro
Início das aulas: 9 de março
Sobre o IA.Edu
O IA.Edu — Instituto de Inteligência Artificial para a Educação — é uma organização sem fins lucrativos dedicada a articular pesquisa aplicada, políticas públicas e inovação tecnológica em torno da inteligência artificial na educação. Seu objetivo é reduzir desigualdades e ampliar oportunidades por meio de soluções inclusivas e éticas, com destaque para a IA desplugada, que permite acesso mesmo em contextos de restrição de recursos. Saiba mais aqui.
Sobre a Fundação Itaú
Com o intuito de inspirar e criar condições para promover o desenvolvimento de cada brasileiro como cidadão capaz de transformar a sociedade, a Fundação Itaú foi criada em 2019. A instituição dedica programas, ações e articulação com diferentes setores da sociedade para atender às urgências do Brasil contemporâneo e gera conhecimento por meio de pesquisas, dados e evidências.
Estruturada em três pilares – Itaú Cultural, Itaú Educação e Trabalho e Itaú Social –, a Fundação garante a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo de décadas nos campos da educação e da cultura, a expansão desse legado e uma governança ainda mais robusta – sem perder a legitimidade e a autonomia que sempre marcaram suas iniciativas. Saiba mais aqui .