Câmara Brasileira do Livro anuncia a 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

Publicações científicas, técnicas e profissionais podem se inscrever até 20 de março

Por Ascom Ufal

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anuncia a 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024 para prestigiar obras acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais. A premiação reconhece e valoriza a excelência da produção acadêmica brasileira, destacando o trabalho de autores e editores dedicados a esses segmentos. Neste ano, a novidade é a inclusão da categoria Tradução, que reforça o compromisso da premiação com a diversidade e a disseminação do conhecimento.

Podem concorrer ao prêmio obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, considerando como inéditas aquelas que nunca tenham sido publicadas em qualquer formato. Além disso, os títulos devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais.

As inscrições estão abertas até as 18h do dia 20 de março de 2025, pelo site oficial: www.premiojabuti.com.br/academico.

A premiação está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias; e Prêmios Especiais, que conta este ano com a nova categoria Tradução, além Ilustração e Divulgação Científica. No total são 30 categorias.

Outra novidade da edição é que cada obra só poderá ser inscrita em uma única categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico, com exceção da categoria Ilustração, que aceita a inscrição de títulos que também estejam participando em qualquer outra dos dois eixos.

Os autores premiados receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti.

Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro, ressalta a importância da iniciativa: “O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento, uma forma de valorizar ainda mais obras das áreas acadêmicas, técnicas e profissionais, revelando a qualidade da produção científica brasileira. Ano passado foram 1.953 obras inscritas, o que demonstra toda a força da primeira edição do Prêmio. Estamos animados para, mais uma vez, reconhecer a excelência acadêmica do país”, afirma.

Pelo segundo ano, a premiação conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Categorias

O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias, são elas: Ciência de Alimentos e Nutrição; Ciências Agrárias e Ambientais; Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros; Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia; Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social; Medicina; Odontologia; História e Arqueologia; Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais; Educação e Ensino e Filosofia.

Este eixo também conta com as categorias de Ciências Religiosas e Teologia; Geografia e Geociências; Psicologia e Psicanálise; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional; Comunicação e Informação; Direito; Economia; Artes; Letras, Linguística e Estudos Literários; Astronomia e Física; Ciência da Computação; Matemática, Probabilidade e Estatística; Química e Materiais e Engenharias.

O eixo Prêmios Especiais, que já contava com as categorias Divulgação Científica e Ilustração, nesta edição passa a contar com  Tradução, onde serão avaliados livros em tradução inédita de qualquer idioma para o português e publicados em nova edição no Brasil.

Mais informações no site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.