Ufal e Sociedade fala de pesquisa e extensão em Relações Públicas

Na entrevista, a professora Emanuelle Rodrigues reflete sobre a situação da mulher no mundo acadêmico, em referência ao dia 8 de março

Por Cecília Calado - estagiária de Jornalismo
- Atualizado em 28/02/2025 20h11

A professora e coordenadora do curso de Relações Públicas, Emanuelle Rodrigues, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) , é a entrevistada desta edição do programa Ufal e Sociedade. Em função do feriado de carnaval, antecipamos a veiculação deste programa para esta sexta-feira (28), às 11h, na Rádio Ufal.

Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Emanuelle é pesquisadora na área de comunicação organizacional, Relações Públicas e estudos críticos sobre capitalismo, neoliberalismo e neoconservadorismo.

O episódio aborda o grupo de pesquisa Baleia, coordenado pela professora, que investiga as relações entre comunicação, organizações e narrativas do capitalismo. Além disso, a professora discute o papel das relações públicas na mediação entre organizações e sociedade, os desafios da comunicação institucional e a relevância da pós-graduação em Comunicação na Ufal.

Outro tema de destaque é a relação entre neoliberalismo, comunicação e formação da opinião pública, trazendo uma reflexão sobre o impacto das narrativas do capitalismo na sociedade contemporânea. Emanuelle também comenta a importância da extensão universitária como ferramenta para aproximar a academia da sociedade e fomentar o pensamento crítico.

Na conversa, ela fala ainda sobre o projeto Entre Rachaduras, que acompanha de perto os desdobramentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Ufal e a Mídia Caeté. A professora compartilha detalhes sobre os desafios enfrentados pela iniciativa e sua importância para o debate público sobre o desastre socioambiental em Maceió.

Encerrando a entrevista, a professora Emanuelle Rodrigues fala sobre as celebrações do dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher - destacando a participação cada vez mais relevante das mulheres no mundo acadêmico e no mercado de trabalho. A professora ressalta a necessidade de políticas de apoio para garantir que as mulheres que se desdobram em dupla e até triplas jornadas, entre trabalho, estudo e cuidados com a família, consigam desenvolver suas atividades na pesquisa e extensão.

Ficha técnica do programa Ufal e Sociedade:

Operador de áudio: Helder Melo

Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)

Locução: Lenilda Luna

Produção: Cecília Calado

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.