Mostra Interiores: exposição apresenta fotos do sertão alagoano
Material produzido por Juliana Krisam e Paulo Marcondes chega na Biblioteca Central

A mostra Interiores, narrativas fotográficas entra em exposição nesta segunda-feira (10) e segue até dia 21 de março, no hall da Biblioteca Central do Campus A.C. Simões da Ufal. Após esse período, a exposição ficará no Instituto de Ciências Sociais (ICS) e, numa data futura, segue para a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAU).
O projeto reproduz fotos que foram selecionadas entre as imagens captadas no povoado Pedrão, Olho D’Água das Flores, Sertão alagoano, pela fotógrafa Juliana Krisam e pelo jornalista Paulo Marcondes, idealizadores da iniciativa. As fotos também podem ser vistas no website Interiores, acessado no endereço eletrônico
As imagens revelam práticas ancestrais da agricultura familiar como a bata do feijão, que consiste na retirada do grão da vagem seca, o transporte do alimento, a trituração da palha de milho para a feitura de silos, que garante a alimentação do gado no período da seca. Além disso, o beneficiamento da castanha do caju e a importância do carro de boi, ainda hoje, presente na agricultura familiar.
A ideia surgiu em 2008, quando ocorreram as primeiras visitas ao povoado Pedrão para a produção do documentário Iapois. Passados quase 17 anos, foi feita outra imersão de três dias à região, em agosto de 2024, quando os fotógrafos percorreram os sítios Andreza, Areias, Pedra do Céu, Pedrão Velho e ainda as Comunidades Quilombolas Gameleiro e Guarani.
Para o jornalista Paulo Marcondes, retornar ao local foi impactante porque as imagens retratam mudanças significativas nos hábitos de vida dos moradores do povoado Pedrão, desde a instauração do programa Luz para Todos.
“O Sertão mudou quando a luz chegou aos povoados e sítios da região. Com a energia veio a água, bombeada pelo motor elétrico, a televisão, as cisternas, o asfalto e o cimento, que tomaram o lugar dos tijolos de barro e mudaram a arquitetura das novas construções. Assistimos ao fim das noites de contação de histórias durante a lua cheia, vimos as motos ocupando o lugar dos carros de boi até na condução do gado pelas estradas”, contou o jornalista.
O projeto das exposições itinerantes iniciou no ano passado, na Biblioteca Benevides Monte, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e depois chegou à Ufal por meio da Escola Técnica de Artes (ETA). O material ainda esteve na biblioteca da Faculdade Estácio, na Escola Estadual Virgínio de Campos e durante o Encontro Nacional de Estudantes de Artes (Enearte), que ocorreu em dezembro de 2024, no Ichca/Ufal.
No site Interiores é possível acessar recursos de autodescrição das imagens e utiliza uma ferramenta de conversão para a língua brasileira de sinais (Libras). As imagens e textos utilizam a licença (cc) Creative Commons que pré-autoriza o seu uso para fins educacionais e culturais, sem fins lucrativos, desde que seja citado o nome do autor da foto e do site no modelo “nome-autor/iNTERiORes”.
A exposição foi patrocinada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa/ Prefeitura de Maceió, e pelo Ministério da Cultura/ Governo Federal.