Ufal sediou evento comemorativo em alusão ao Dia do Bibliotecário
Evento é fruto de parceria do curso de Biblioteconomia com o CRB4

Ao longo da última semana, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sediou a edição alagoana do evento Bibliotecas na Era da Inteligência Artificial. Atividade foi promovida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região (CBR4) e pelo curso de Biblioteconomia da Ufal em alusão ao Dia do Bibliotecário. Na ocasião, foram realizadas atividades culturais, mesas-redondas e a homenagem ao profissional do ano eleito pelo conselho.
Participaram das atividades o coordenador do curso de Biblioteconomia da Ufal, Iuri Rizzi, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ufal), Rosaline Mota, além de representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia, da Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), bem como demais docentes, discentes e profissionais da área.
Na oportunidade, foram realizadas duas mesas-redondas. A primeira, Bibliotecas e bibliotecários na era da inteligência artificial, foi comandada por Walter Couto (Ibict) e Antônio Picalho (Ufsc) com mediação do professor Ronaldo Araújo (Ufal) e discutiu o impacto da IA na área atualmente bem como as prospecções para o futuro.
A segunda teve como tema Atuação profissional e entidades de classe e contou com a participação de Marta Maria Pimentel (Bibliocoop), Maria das Graças Vidal (CRB4) e Dalgiza Oliveira (CFB), sendo mediada pelo coordenador do curso de Biblioteconomia da Ufal, Iuri Rizzi.
Professor da Ufal é eleito profissional do ano pelo CRB4
Edivanio Duarte, professor do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ufal), foi eleito o profissional do ano pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região. O docente, que já passou pela formação de diversos profissionais, mestres e doutores, foi um dos principais responsáveis pela implantação do mestrado na Ufal e segue batalhando pela criação do doutorado.
Durante a solenidade, Maria das Graças Vidal, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia parabenizou o docente pela atuação. “Em nome do CRB4, agradeço ao professor Edivanio pelos anos de dedicação e representatividade pelos quais você contribuiu para a nossa categoria profissional”.
“Eu gostaria de dedicar esta homenagem ao meu pai, minha mãe e meus irmãos, que me ensinaram a pensar na colaboração desde sempre. Não dá pra crescer com dez irmãos e não pensar em dividir. Colaborar, compartilhar, tem sido a minha história”, avaliou o docente. Em seu discurso, ele também reafirmou a importância da unidade e do coletivo na busca de novos objetivos, como o crescimento e reconhecimento dos programas em que está inserido. Edivanio também agradeceu aos colegas de trabalho pelo apoio em projetos, eventos e no dia-a-dia.
“E, claro, esse reconhecimento não é só meu, é também dos meus colegas. Hoje eu sou decano, mas eu tenho clareza de que todas as ações, de algum modo, têm uma parte de vocês”, finalizou.