Curso sobre Patriarcado, Valor e Comunicação está com inscrições abertas
Para participar e ter direito a certificado, é preciso se inscrever gratuitamente pelo Sigaa Ufal

O grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom) da Ufal está com inscrições abertas, até 8 de abril, para o 2º curso de extensão Patriarcado, Valor e Comunicação. Para participar formalmente e ter direito ao certificado, é preciso se inscrever gratuitamente pelo Sigaa .
De perspectiva interdisciplinar, a atividade se destina a estudantes e pessoas dedicadas a pesquisas nas áreas de Comunicação, Economia, História, Serviço Social, Sociologia e Cultura, dentre outras áreas que estudam as questões de gênero e patriarcado no capitalismo.
O curso de extensão será mediado por pesquisadoras que atuam no Brasil, na Argentina e em Portugal que, ao longo de seis aulas, nas noites de terças – feiras, de 8 de abril a 13 de maio, abordarão questões ligadas a gênero, raça, tecnologias digitais de informação e comunicação, inteligência artificial, direitos humanos e trabalho de jogadoras de futebol.
A transmissão do curso será ao vivo pelo canal Jogando Dados podcast no YouTube, com disponibilização posterior do áudio editado no podcast Jogando Dados .
A temática escolhida para este segundo curso considera que as desigualdades sociais enfrentadas pelas mulheres são apresentadas em diversas pesquisas das Ciências Humanas e Sociais. Segundo Rafaela Martins, uma das organizadoras do curso, “a atividade tem o objetivo de desvelar a maneira como as desigualdades de gênero se constituem como fundamento do capitalismo patriarcal e como a comunicação, ao mesmo tempo, media e é mediada por esses processos”.
A atividade gratuita é realizada por meio de uma parceria entre a Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal, o Grupo de Trabalho de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do Laboratório Cubo - Economia Política da Comunicação e Crise do Capitalismo, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“Além da importante temática, a atividade extensionista reforça a atuação organizada no âmbito latino-americano, possibilitando que estudantes da Ufal em Santana do Ipanema tenham uma formação internacionalizada desde a graduação”, destaca Anderson Santos, professor e organizador do curso.
Programação
8 de abril – 19h30 - Patriarcado, Valor e Comunicação - Apresentação - Doutoranda Rafaela Martins de Souza (Cubo-UEL/Ulepicc-Brasil/Universidade de Coimbra-Portugal)
15 de abril – 19h30 - A questão racial no Brasil: comunicação, representação e capitalismo – Mestranda Tamiris Anunciação (Cubo-UEL)
22 de abril - 19h30 - Comunicación y valor en tiempos de IA - Profa. Dra. Daniela Monje (Universidad de Córdoba-Argentina/Coord. do GT EPICC Clacso e do GT EPC da ALAIC)
29 de abril - 19h30 - A Comunicação Antirracista e antimachista, a Liberdade de Expressão e a Defesa dos Direitos Humanos" - Profa. Dra. Ana Maria da Conceição Veloso (UFPE)
06 de maio - 19h30 - Gênero e TIC: uma crítica ao ‘trabalho digital’ - Mestranda Gabriela Fernandes Silva (Cubo-UEL/CEPCOM-Ufal)
13 de maio - 19h30 - Por uma História Social do futebol de mulheres no Brasil: da regulamentação à profissionalização (1983-2023) – Profa. Dra. Fernanda Ribeiro Haag (Stadium/UFSM - IFPR)
Contato para dúvidas: anderson.gomes@santana.ufal.br