Encontro do Projeto Leitura e Escrita reúne professores de municípios alagoanos

Atividade de formação para educação infantil reuniu cerca de 170 educadores

Por Thayná Vasconcelos - estagiária do Leei-AL com Ascom Ufal
- Atualizado em 09/04/2025 17h35
Professores de Alagoas durante encontro de formação continuada
Professores de Alagoas durante encontro de formação continuada

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), coordenado por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início, na última segunda-feira (7), ao 3º Encontro presencial para a formação continuada de educadores da educação infantil em Alagoas.

O evento, que conta com a participação de 170 professores dos 102 municípios do estado, está sendo realizado no Hotel Maceió Atlantic Suites e termina nesta quarta-feira, 9 de abril, marcando a reta final do atual ciclo do projeto.

A atividade faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, sendo fruto de uma colaboração entre Ministério da Educação (MEC), universidades públicas, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A abertura do seminário foi marcada pela presença de autoridades educacionais, como a professora Adriana Cavalcanti dos Santos, coordenadora do Leei em Alagoas e docente do Centro de Educação (Cedu) da Ufal; o professor Jânio Nunes dos Santos, vice-coordenador do Leei e docente da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal; a professora Fabiana Silva Rocha, articuladora de gestão, formação e mobilização das redes municipais; Márcia Cristina Batista da Silva, formadora regional; Neílton Nunes, secretário-executivo da Undime; e a professora Valéria Suely Simões Barza, assessora do Compromisso na região Nordeste.

Atividades do encontro

A abertura do evento ocorreu no dia 7 de abril e, para dar boas-vindas aos participantes, foram realizadas atividades culturais e formativas. A mesa de abertura com autoridades locais discutiu a importância de políticas educacionais para a alfabetização e a relevância de programas como o Leei.

Na sequência, uma palestra abordou o tema Leitura e escrita no currículo da Educação Infantil e outras linguagens, explorando a integração da linguagem escrita de forma ampla no currículo da educação infantil. Ainda pela manhã, os presentes participaram de uma contação especial do livro O menino que foi ao Vento Norte, conduzida pelo professor José Carlos dos Santos, que proporcionou uma experiência literária envolvente aos presentes.

À tarde, o seminário seguiu com a roda de conversa com o tema Literatura infantil: entre diálogos e experiências, além de atividades formativas direcionadas aos educadores, abordando práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da leitura e escrita, com o objetivo de aprimorar a formação desses profissionais.

A coordenadora Adriana Cavalcanti compartilhou sua visão sobre o impacto do Leei no estado de Alagoas: "O curso de formação continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil, implementado pelo Ministério da Educação, tem garantido, no estado de Alagoas, contextos formativos que oportunizam aos professores momentos teórico-práticos que mobilizam saberes docentes e experiências que envolvem as práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita”.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o curso também promove a análise e a reflexão sobre os usos da língua em práticas sociais, considerando as interações e brincadeiras como eixos estruturantes do currículo da educação infantil”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.